quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fazei Discípulos

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

(Mateus 28:19-20, grifo do autor)

A primeira vez que o verbo “ir” aparece de forma imperativa nas Escrituras Sagradas é no texto de Gênesis 29:7 “Então, lhes disse: É ainda pleno dia, não é tempo de se recolherem os rebanhos; dai de beber às ovelhas e ide apascentá-las”. Essa passagem nos remete as palavras de Jesus Cristo, registradas no Evangelho de João 9:4 que diz: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”. É tempo de trabalhar, de por em prática o que nos foi incumbido na Grande Comissão (Mt 28:19-20), Jesus deu esse mandamento aos seus discípulos logo depois de ascender aos céus. Esse comando praticamente resume o que Ele esperava que os Seus seguidores fizessem em Sua “ausência”. É interessante notar que no grego original, os únicos comandos específicos nesse texto são: “ide” e “fazei discípulos”. A Grande Comissão nos instrui a fazer discípulos enquanto peregrinamos pelo mundo e realizamos nossas atividades diárias. Os dois gerúndios: “batizando” e “ensinando”, mostram a forma que devemos usar para executar o aspecto de “fazer discípulos”, ou seja, não basta “ganhar” (confessar Cristo como Senhor) é preciso “consolidar” através da conscientização e o ato do batismo nas águas (Mc 16:16), e como sugere o gerúndio (ação em andamento, processo verbal ainda não finalizado), o aprendizado e crescimento devem ser constantes (Cl 1:3-12, 2:6-7). O discipulado, como tudo que fazemos, precisa ser realizado com excelência, nossa vida terrena passa muito depressa, em um ritmo cada vez mais veloz, mas, “enquanto é dia”, enquanto temos “vida”, é nos dado a oportunidade de trabalhar apascentando o rebanho do Senhor Jesus Cristo, pois “a noite vem”, o dia da morte, no qual não há mais obras, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma (Ec 9:10).

Vamos fazer discípulos e alcançar nossa geração!

Ev. Elias Codinhoto

Um comentário:

Edson Costa disse...

Amém!!!
Devemos nos posicionar, sempre comprometidos com a Verdade....JESUS!!!