terça-feira, 18 de dezembro de 2007

NATAL

“Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu, e o principado está sobre seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, príncipe da paz”. Isaias 9:6

O Natal está chegando! E aí? O que muda? Por que aguardamos essa data?
Quando se aproxima o Natal, é praticamente impossível não falarmos de paz, as mensagens em quase todas as mídias dizem: “paz aos homens”, como os anjos anunciaram aos pastores em Belém: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” (Lc 2:14). Alguns distorcem este versículo dizendo: “paz na terra aos homens de boa vontade”, como se fosse algo condicional, como se a paz fosse dada aos homens por merecerem, mas o versículo diz: “... boa vontade para com os homens!”, é algo que parte inteiramente de Deus, uma paz incondicional, é a boa vontade de Deus para os homens, é o que chamamos de “graça”, favor imerecido, foi isso que Deus nos ofereceu no Natal, esse é seu verdadeiro sentido, é a boa vontade de Deus para com os homens, é a graça revelada aos pecadores, nós que não a merecíamos fomos agraciados por ela. Para mim, o Natal tem esse sentido, gratidão a Deus por seu amor revelado aos pecadores e, usando as palavras do apóstolo Paulo: “dos quais eu sou o principal” (1Tm 1:15)
Nós vivemos num mundo onde todos pedem paz, até mesmo guerras são travadas em nome da paz, mas quem a encontra? Onde está a paz que tantos procuram? – Somente aqueles que descobriram o verdadeiro sentido do Natal a encontram, “Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu, e o principado está sobre seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, príncipe da paz” (Is 9:6). O príncipe da paz pode nos dar a verdadeira paz, Jesus nos disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14:27). A idéia que temos de paz é meio distorcida pela mídia, mas “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17), por isso Jesus nos disse que não dá a paz como o mundo, ou seja, não recebemos a paz nos padrões humanos, ter paz não é viver em uma ilha paradisíaca com frutas tropicais e todos vestidos de branco. A paz que temos pode ser sentida mesmo em meio às turbulências da vida, mesmo em tempos de guerra, mesmo quando tudo parece perdido, ainda assim o cristão sente paz, pois sabe que todas as coisas cooperam para seu próprio bem (Rm 8:28), sabe que os momentos de crise passam, e que sempre após a tempestade segue-se a bonança. Não vira do mundo o nosso socorro, nosso olhar deve estar em Deus, pois é dele que vem o socorro.

“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. (Salmo 121)

Ev. Elias G. Codinhoto.

Um comentário:

Dayene Roberta disse...

Quando finalmente pudermos interpretar o significado do "Nascimento de Cristo" (Natal), como ele realmente o é, iremos desfrutar de todas as bênçãos que estão implícitas nesse maravilhoso gesto de Deus (João 3:16), vivendo assim debaixado da Graça e da Misericórdia do Pai!!!
Que Deus abençoe, a ti e a tua casa, e que você continue a ser esse maravilhoso e eficiente "agente multiplicador de bênçãos" que és!!!
Abraços de Carinho e Fé...
Dayene Roberta