terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Atalhos

Êxodo 13:17-18 Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito. Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito.

Atalho = caminho, fora da estrada comum, para encurtar a distância entre dois lugares;
Meio fácil ou rápido de conseguir alguma coisa.

Finalmente! Faraó deixou o povo de Israel sair do Egito. O povo estava ansioso para chegar a terra prometida. Mas, Deus não conduziu o povo pelo caminho mais curto, antes, os levou pelo caminho do deserto. Nem sempre os atalhos nos levam onde queremos, ou onde Deus quer. No mundo globalizado onde vivemos, a velocidade das informações e a tecnologia aumentam dia após dia, tudo está cada vez mais rápido. O que é moderno num dia, em outro já está ultrapassado e, para acompanharmos esse processo, optamos sempre pelos caminhos mais rápidos. Mas, às vezes esses atalhos nos levam a verdadeiros campos de guerra, onde buscamos ser sempre o melhor. Alguns, afundados em seus compromissos, se esquecem de ser pai, ser marido, ser amigo, ser cristão. Querem chegar rápido ao sexo e se esquecem do casamento, querem chegar ao topo sem passar pelo processo comum, usam a politicagem, passam por cima dos companheiros, não se importam com ninguém, são amantes de si mesmos (2 Tm 3:2). Por isso, Deus muitas vezes nos leva pelo caminho mais longo, o caminho do deserto. Às vezes temos fome (Ex 16:3), outras vezes, sede (Ex 17:2), mas sempre teremos o maná, sempre haverá água na rocha. Afinal, Ele nunca disse que seria fácil (Jo 16:33), “mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo”.
O povo de Israel não estava disposto a lutar pela liberdade, eles não queriam pagar o preço, preferiam permanecer no Egito (Ex 14:12), mas Deus enviou um libertador e começou o processo de libertação, promessas foram feitas, sinais realizados e Deus tirou o povo do Egito com mão forte (Ex 3:19). Agora Ele diz: “não vamos pelo atalho, vamos pelo deserto”. O povo segue em frente e se depara com o Mar Vermelho. E talvez seja exatamente nesse ponto que você se encontra hoje, parado em frente ao “Mar Vermelho”. Você ouviu as promessas, viu os sinais, optou em seguir o Senhor, mesmo quando não era o caminho que você desejava. Quantas vezes você pensou: “não seria melhor ter ido por outro caminho?” Mas, você escolheu seguir ao Senhor. Então, por que o “mar”? Por que esta luta lhe sobreveio? Por que esta enfermidade? Por que o desemprego? Por que a separação? – Deus está aperfeiçoando-o, para que, ao ver a guerra você não desista.
Se você não pegou um atalho, é só seguir em frente ...Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver (Ex 14:13). Deus vai abrir o mar para você passar. Se por acaso, você se desviou e pegou um atalho, volte hoje mesmo para o caminho verdadeiro, pois “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3:1). Não queira adiantar as coisas, viva cada momento de sua vida debaixo das bênçãos do Senhor.

João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Ev. Elias G. Codinhoto.

Um comentário:

Nayara disse...

Amém, as vezes devido a correria deixamos de perceber o agir de Deus em nossas vidas mas se pararmos, veremos que o Senhor esta trabalhando o tempo todo para o nosso bem...Glória Deus esse nosso Deus é perfeito!!!