terça-feira, 4 de dezembro de 2007

HÁ LIMITE PARA AS ONDAS


“Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!” (Mateus 14:28-30).
Já lemos e ouvimos muitas coisas a respeito dessa passagem bíblica, a maneira como Pedro se comportou diante de uma situação de medo, sua repentina coragem, seguida por uma atitude de desespero, “Salva-me Senhor!”. Por que Pedro não temeu descer do barco, mas teve medo da força do vento?
Mais de 90% das vezes que a palavra “ondas” aparece nas Escrituras Sagradas está relacionada com lutas e provações. Sabe aquelas situações em que dizemos: “pior não pode ficar”, foi exatamente o que aconteceu, os discípulos estavam em dificuldades, como se não bastassem o vento e as ondas, aparece um suposto “fantasma” (Mt 14:28). Quantas vezes passamos por situações semelhantes? As coisas não vão bem, clamamos a Deus e, parece que a situação fica pior. Fique atento! A aparente piora pode ser o socorro vindo ao seu encontro, pois quando estamos com medo não temos a visão muito clara. Ore para que Deus abra seus olhos (ver postagem “Vendo com Clareza”).
Vendo eles que era Jesus, Pedro se prontifica: “manda-me ir ter contigo, por sobre as águas”. Quando estamos em um barco, envolvidos pelas “ondas” e vemos que Jesus pode caminhar sobre elas, desejamos fazer o mesmo. Atender ao chamado de Cristo é sempre a parte mais fácil, ouvir as promessas é fascinante, a palavra vem de encontro ao coração, sabemos que vem de Deus, somos desafiados a descer do barco e de pronto atendemos.
O que Deus lhe tem falado? Para que o tem chamado? Que sonhos têm te dado?Descemos do barco sem conhecer “a força do vento”, ver alguém andando sobre as ondas não é o mesmo que andar sobre as ondas. Em uma das vezes que fui ao Playcenter, desejei ir a um brinquedo chamado “Turbo Drop” (um elevador gigante, que quando chega ao topo, despenca em uma velocidade incrível), quando estava na fila achava que seria o máximo, mas começando a subir pensei: “o que estou fazendo aqui”, se pudesse teria desistido, mas, apesar do medo, tive que ir até o fim. Quando Deus nos dá sonhos, desejamos alcançá-los, vemos pessoas vivendo milagres e também desejamos viver, mas para alcançá-los é preciso descer do barco, pois só alcançamos as promessas no sobrenatural, andando sobre as águas, sentindo a força do vento e é nesse ponto que tememos, mas temos que ir até o fim. Deus está te preparando para viver o milagre, sua fé está sendo provada, fique firme, não tema a força do vento, siga olhando para Cristo. Quero dizer-lhes outra verdade sobre ondas: “Deus colocou limite para elas” (Jó 38:11), você vai transpô-las, pois a vitória já é sua!
“Não temereis a mim? – diz o SENHOR; não tremereis diante de mim, que pus a areia para limite do mar, limite perpétuo, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não o traspassarão” (Jeremias 5:22).“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13).
Ev. Elias Codinhoto.

Nenhum comentário: