segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A ESPADA DE GOLIAS

1 Samuel 21:9 “Respondeu o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem mataste no vale de Elá, está aqui, envolta num pano detrás da estola sacerdotal; se a queres levar, leva-a, porque não há outra aqui, senão essa. Disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma”

A espada estava empunhada firmemente na mão do gigante. Golias com ódio cruel canalizava toda sua força para a espada. Ao ver o pequeno Davi correndo em sua direção ele já podia sentir o impacto da lâmina em seu adversário, só precisava agora tê-lo ao seu alcance. Mas, isso nunca aconteceu, o pequeno pastor não entrou no raio de ação do inimigo. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; Aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge” (1Jo 5:18).
Estar fora do campo de ação do inimigo é o segredo para vitória do cristão, fugir do mal (1Co 6:18, 1Tm 6:11, 2Tm 2:22, 3:5), se desviar (Jó 1:1) e não confiar na própria força (Jr 17:5), é a diferença entre vencer e não vencer. Mas como derrubar o inimigo sem se aproximar dele? Como Davi venceu o gigante? Veja bem, o que atingiu Golias foi uma pedra, a pedra que lhe cravou na testa (1Sm 17:49). Qual a pedra que esmagou a cabeça do nosso adversário? Jesus! Ele é está pedra capaz de destruir o inimigo (At 4:11). Logo após a queda do homem no jardim do Éden, Deus nos fez uma promessa (Gn 3:15b): “Este (Jesus) te ferirá a cabeça (serpente, diabo, Ap 12:9), ...”. Somente usando esta “Pedra” venceremos a batalha, pois nosso adversário é mais forte do que nós, se nos aproximarmos ele nos atinge, com a “Pedra” ao nosso lado lutamos a distância.
Há ainda algo fascinante nesta história: a mesma espada que estava apontada para Davi se tornou a arma que ele usou para vencer grandes batalhas, a arma forjada contra o ungido de Deus agora é empunhada por ele contra o inimigo (Is 54:17). E não é diferente em nossas vidas, Deus transforma as armas que satanás preparou contra nós em ferramentas para lutarmos nesta guerra. Quantos tinham a espada das drogas apontada para seu coração e hoje dão testemunho de libertação? Aquilo que era para seu mal se tornou uma arma para libertar outras vidas da morte. Quantos tinham armas voltadas contra seus peitos e hoje as usam para lutar no reino? Muitos se viram ameaçados por espadas como a prostituição, o adultério, enfermidades, carência emocional, depressão, opressão maligna, entre outras. Mas Deus tem revertido essas situações e pessoas cheias do Espírito Santo têm dado seus testemunhos diante do mundo, resgatando vidas, edificando pessoas e restaurando relacionamentos.
Qual é a espada que está ou estava apontada para você? Se o inimigo o está coagindo com alguma arma, saiba que Deus é mais poderoso do que ele (1Jo 4:4), e pode reverter esta situação. Se ele já o livrou da espada do inimigo, pense em como você poderá usá-la em suas mãos. Deus te dá está oportunidade, Ele coloca em tuas mãos a arma que um dia esteve voltada para destruir sua alma, segure-a firme, pois é com ela que o Senhor te dará muitas vitórias.

Salmos 11:1 “No Senhor me refugio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte?”

Ev. Elias G. Codinhoto.

8 comentários:

Thiago e Jéssica disse...

Boa noite meu irmão, paz seja convosco!
Muito boa esta palavra, que Deus te abençoe sempre, e continue revelando aquilo que há de profundo.
Uma coisa que percebi tb, é que a espada direcionada à Davi tinha um sentido de morte, mas qndo Davi à pegou e cortou a cabeça de Golias, essa mesma espada deu à ele um sentido de vida... Muitas vezes o adversário de nossas almas, tenta distorcer a palavra de Deus para nos enganar(dando um sentido de morte, tenta confundir)... mas qndo colocamos Jesus(pedra) na direção, o sentido muda, e as palavras que antes eram usadas para nos enganar e destruir, são usadas para derrotar o inimigo, pois coisas profundas são reveladas à nós... a palavra de Deus é poderosa, como espada de dois gumes ela destroi e aniquila o adversário. Amém! meu e-mail ~> thiaguin_conte@hotmail.com

Elias Codinhoto disse...

É maravilhoso saber que foram abençoados pela palavra de Deus, a Ele toda glória!

"Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade." (Salmo 115:1)

Obrigado pelo comentário! é isso mesmo que ocorre, o diabo é mentiroso e pai da mentira, tenta nos enganar distorcendo a verdade "dando um sentido de morte, tenta confundir", mas nosso Deus é vida, e sua palavra é fiel e verdadeira!

Que a maravilhosa Paz de nosso Senhor Jesus Cristo e Deus Pai, abasteça seus corações!

Ev. Elias Codinhoto

Unknown disse...

Quanto pesava a espada do gigante Golias?

Elias Codinhoto disse...

Bom dia Tales!

Que a Graça e Paz de Cristo seja plena em sua vida!

A Bíblia não relata o peso da espada, porém descreve toda sua armadura a sua lança, que somente a ponta pesava cerca de 7 quilos. Eu particularmente não acredito que tinha nenhum exagero relacionado a espada, por dois motivos: o primeiro, é que se a espada chamasse a atenção, teríamos a sua descrição, pois o escritor ao detalhar a armadura de Golias, queria dar ênfase ao seu tamanho e peso, e se a espada fosse algo anormal, ele teria mencionado. A segunda observação, é que Davi a utilizou por muito tempo, se fosse muito pesada ou grande, ficaria desproporcional e Davi a rejeitaria, como fez com a armadura de Saul (1 Samuel 17:38-39)

Obrigado por sua postagem!

Anônimo disse...

Gloria á Deus!

Boa tarde irmão Elias,
Quão glorioso e poderosa é a palavra de Deus para com nossas vidas, sempre nos revelando a grandeza dos significados das escrituras em prol de nossas vidas.

Davi, por sua vez, tinha um diferencial que era manter sua humilde sabedoria mediante á Deus e com grande era sua convicção do Deus que o escolheu, logo, creio que essa foi a maior arma de Davi - CONFIANÇA DAQUELE QUE O ESCOLHEU - portanto, assim devemos agir mediante nossos problemas e adversidades sempre CONVICTO daquele te nos escolheu, sendo assim a Gloria de Deus é manisfesta com liberdade em nosso meio. HAVERÁ IMPOSSIVEL PARA DEUS??


Deus abenções todos vós!


Att,
Franklin Osório
franklin.rodri@hotmail.com

Elias Codinhoto disse...

Caro Franklin Osório,
Obrigado por seu comentário, com certeza agregou a mensagem e trouxe renovação, pois estamos falando de algo, que ao contrário das coisas terrenas, que envelhecem e se deterioram, está Palavra se renova a cada manhã. E devolva sua pergunta, que sei que veio em tom de afirmação:
HAVERÁ IMPOSSIVEL PARA DEUS??
Que Deus te abençoe ricamente!
Um GRANDE abraço!

Anônimo disse...

QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS CONTINUE TE USANDO PARA GLORIFICAÇAO DO NOME DE JESUS AMEM

Anônimo disse...

Cerca de 15 kg