segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

De Onde Virá O Socorro

“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”
Salmos 121:1

De onde virá o socorro?... Provavelmente essa questão já passou por sua mente.
Quem sabe foi nesta manhã, logo ao se levantar, os problemas vieram a sua mente como um raio, ou talvez as preocupações te roubaram o sono; talvez uma questão ficou remoendo em seu intimo: “De onde virá o socorro? Quem me ajudará? Ainda tenho saída?”
Preocupação! Segundo a Enciclopédia Virtual Wikipedia, “a preocupação é, num certo sentido, um ensaio do que pode dar errado e como lidar com isso. Há na preocupação, pelo menos para o cérebro límbico primitivo, alguma coisa de mágico. Como um amuleto que afasta um mal previsto, a preocupação ganha psicologicamente o crédito de prevenir o perigo com o que se está obcecado”.
Uma outra vilã que nos persegue é a ansiedade, que a Wikipedia define assim: “Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, nervosismo, aperto no tórax, transpiração, etc. Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou freqüência pode se tornar patológica e acarretar em muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. No entanto, o termo ansiedade está de certa forma interligado com a palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter o medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar. Esses dois aspectos tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha, acredita-se que de certa forma, alguma palavra dita no seu passado por alguém, uma ofensa, um comentário, uma atitude negativa em relação a pessoa que sofre desse mal, pode ser a causa principal do surgimento desses sintomas. É necessário então que a pessoa encontre um meio de superação e continue vivendo, tendo a certeza, que as coisas ruins vividas no passado servirão apenas de crescimento e amadurecimento futuro”.
Segundo Elias R. De Oliveira, Nos dias contemporâneos o quadro não é muito diferente. A ansiedade tem entrado nos corações com muita força, roubando o lugar reservado ao Espírito Santo de Deus; as causas são as mais diversas, entre elas:
1- Dificuldade financeira (geralmente provenientes de negócios e ações realizadas por impulso, sem a devida analise de rendimentos. É muito fácil comprar, são os crediários, cartões, etc. Mas, são compromissos que vencem e precisam ser honrados.);
2- Situação Profissional (Emprego no Brasil é extremamente difícil);
3- Família (Educação de filhos, problemas conjugais, etc.);
4- Espiritual (É comum encontrarmos irmãos ansiosos por verem as promessas de Deus cumprir-se em suas vidas); etc.
Não são poucas as vezes que somos incomodados pela preocupação e a ansiedade, mas, o salmista Davi encontrou uma maneira maravilhosa de afugentar este mal, trocando-o pela confiança em Deus. Reparem que no primeiro verso ele nos faz a pergunta: “de onde me virá o socorro”, como se não soubesse a resposta, mas depois, usa todos os demais versos para demonstrar sua confiança em Deus: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.
Esse cântico expressa a segurança e a esperança dos que confiam na proteção divina. Davi faz questão de dizer que o Senhor fez o céu e a terra, não apenas os montes. Na época do rei Davi , algumas pessoas sacrificavam nos montes a outros, mas o salmista declara que não é dos montes que virá o seu socorro, e sim do Senhor, o Deus que não dorme, nem mesmo tira um cochilo. Davi expressa: “O Senhor te guardará de todo mal”, e ainda mais: “guardará a tua alma”. Só o Senhor pode salvar a nossa alma, como diz em Mateus 10:28 “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.
A palavra de Deus para seu coração é: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). Pois: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Jr 17.7,8).
Não permita que a preocupação e a ansiedade roubem a sua paz, confie no Senhor que fez o céu e a terra!

“não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41:10).

Ev. Elias G. Codinhoto.

Nenhum comentário: