“Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade”. (1 Co 7:21)
Mas um ano que se vai! É hora de avaliarmos os resultados, ou como se diz nas empresas: “fazer o balanço anual”. Alguns celebrarão, outros lamentarão; ganhos e perdas, seja qual for o resultado é hora de recomeçar, fazer planos, estipular metas, é hora também de aliviar a bagagem, deixar para poder prosseguir, como disse Paulo: ...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão (Fl 3:13). Deus nos dá a oportunidade de mudança, há coisas que estão fora de nosso alcance, coisas que não podemos mudar, “não te preocupes com isso” é o que diz a Bíblia, entrega ao Senhor (Sl 37:5), fazer milagres é especialidade de Deus. Porém, existem coisas que estão ao nosso alcance, coisas que muitas vezes são simples, mas as deixamos de lado, vamos adiando, passando de ano em ano. Muitos dos nossos sonhos são simples de realizar, basta um pouco de empenho, basta deixar de adiá-los. Tire um momento para pensar em algo que gostaria de fazer e que tem adiado por falta de tempo, como visitar um amigo, por exemplo. Que tal fazer isso agora? Reserve um tempo para você, dê um passeio, fale palavras boas, diga “eu te amo” a alguém, quem sabe esta pessoa está esperando ouvir isso há bastante tempo. Provérbios 3:27 diz: “Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo”, em outra palavras, “se não te custa, por que não fazer?”, algumas pedidos são muito simples de atender e muitas vezes dificultamos, será que precisamos mesmo dizer “não”? Quero desafiá-lo a refletir mais antes de dizer “não”, pense se é mesmo difícil, se disponha a ajudar. Vai descobrir que muitos de seus “nãos” poderiam ter sido “sim”, ou quem sabe um “sim, com prazer!”. Sei que ouvirá muito mais a palavra “obrigado”, e que tal dizer: “disponha”, “não há de que”, “não foi nada”... Liberte-se do “não”, diga “sim” a si mesmo, permita-se desfrutar melhor a vida, compre algo que você goste, presentei-se, viaje, abrace, sorria... “se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade”.
Não deixe passar as oportunidades, Deus tem prazer em te abençoar, mude para melhor. Muitas coisas estão ao seu alcance só esperando que você decida vivê-las, e, se não pode alcançá-las, confie que no tempo certo Ele te ajudará, é tempo de recomeçar, Deus quer refazer sua vida. “Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva” (Sl 138:7).
Um ano próspero e ricamente abençoado são os meus votos para você e os seus...
Ev. Elias G. Codinhoto.