quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quem é Você? (Congresso Jubrac Sul – Parte 4)

“Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mt 16:13-17)

Uma passada rápida pelo hotel Tourist (onde eu fiquei hospedado), para um banho a alguns ajustes na mensagem da noite, e meus anfitriões já batiam à porta para me levar de volta à igreja. O jantar foi servido no Salão Social, que leva o nome do Pr. Moacir Barcelos da Silva, um grande homem, que, pelo que me contaram, foi um dos fundadores da igreja em Pelotas. Os irmãos que vieram em caravanas e muitos membros da igreja local se reuniram para o jantar, como no Salmo 133:1 “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”. A igreja estava lotada. Os diáconos tiveram que improvisar acentos com as cadeiras do refeitório. Me informaram que tinha cerca de quatrocentas pessoas na reunião da noite. Após um período muito abençoado de louvor e adoração, foi me dada novamente a oportunidade. Não era preciso ser muito espiritual para perceber que o Espírito Santo estava no controle do culto, pois sua presença era marcada por alegria, paz, comunhão e temor a Deus.

Diz o texto de Mateus 16, que Jesus foi para os lados de Cesaréia, que significa “separado”. Cesaréia de Filipe estava situada ao pé do Líbano, próximo as nascentes do Jordão em Gaulanites. Anteriormente chamada de Panéias, foi posteriormente reconstruída por Felipe, o tetrarca, e chamada por ele de Cesaréia, em honra a Tibério César; subseqüentemente chamada Neronias por Agripa II, em honra a Nero. Cesaréia da Palestina foi construída próximo ao Mediterrâneo por Herodes, o grande, no lugar da Torre de Estrabo, entre Jope e Dora. Foi provida com um porto magnífico e recebeu o nome Cesaréia em honra a Augusto. Foi a residência de procuradores romanos, e a maioria de seus habitantes eram gregos. Foi neste cenário, um lugar “separado”, que o Mestre pergunta a seus discípulos: “Quem sou Eu?”. Quero propor que transfira a pergunta para si: Quem é você?

Talvez você responda a está pergunta dizendo: “sou Elias, João, Maria, Antônio, Fátima, Lucia, Edson...”. Mas, será que Deus concedeu a seus pais o direito de irem a um cartório e com isso definir quem você é? - Veja o que a Bíblia diz: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap 2:17). Deus tem um novo nome para você, um nome que Ele conhece e, é por esse nome que Deus te chama, então não importa o nome que seus pais te deram. Você é mais que um nome!

Talvez você ainda responda dizendo: “sou brasileiro, americano, italiano, nordestino, baiano, carioca...”. Mas será que o lugar onde você nasceu pode definir quem você é? - Você é mais do que uma região geográfica!

Ou talvez sua resposta seja: “sou jovem, adolescente, idoso, ou uma criança, como respondeu Jeremias (Jr 1:6)”. Mas ainda questiono: “será que o momento em que nascemos pode definir quem somos?” - Alguns ainda dizem: “sou de gêmeos, de capricórnio, de leão...”. Mas será que o dia de se nascimento pode definir quem você é? - Você é mais que um signo, mais que uma data de nascimento!

Ainda tem os que dizem: “sou operário, pedreiro, médico, advogado...”. Será que nossos estudos, nossa formação profissional define quem somos?

Afinal! Quem é você?

Conforme texto áureo, existem três respostas a essa pergunta. Primeiro Jesus pergunta: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?”, ou seja, o que os outros dizem a meu respeito, quem sou eu na visão dos outros? - Segundo: “quem dizeis que eu sou”, qual a sua própria opinião? - Mas a resposta de Pedro vem em uma terceira ótica: “porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus”. Pedro respondeu com a verdade porque não expressou a opinião dos outros nem a sua própria, mas respondeu segundo a visão do criador.

1 - Quem os outros dizem que sou? - Muitas pessoas criaram suas identidades baseadas nas opiniões dos outros e hoje são pessoas frustradas, com baixa autoestima, tristes, frustradas... Quando deixamos que as pessoas definam quem somos, elas se tornam deuses em nossas vidas, pois nos tornamos o que elas falam. Quando alguém diz: “você não é nada, você não vai conseguir, você é feia, magra, gorda, burra, irresponsável, fracassada...”, se damos atenção, nos tornaremos isso mesmo, principalmente quando quem fala é alguém que valorizamos, que amamos, respeitamos, como nossos pais, parentes e amigos. Saiba que Deus não deu a ninguém esse direito, mesmo a quem amamos. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jr 29:11).

2 - Quem eu digo que sou? - A outra resposta é: quem sou aos meus próprios olhos, como me vejo no espelho, como me defino. Se você tem uma autoestima forte, pode se definir além do que é, e, é assim que muitos se tornam pessoas arrogantes, autoritários, amantes de si mesmas, pessoas de coração endurecido (Ez 11:19 e 36:26), que não valorizam ao próximo. Outros, com autoestima fraca, podem se definir abaixo do que são, e se tornam pessoas tímidas, infelizes, sempre acreditando que os outros são melhores do que elas, sem iniciativa, são medrosas, desistem facilmente de seus ideais, a vida delas se torna uma decepção constante. Por mais que sejam belas, que tenham as coisas, ainda se acham feias e sem nada, é como se ninguém as amasse. A Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9). É arriscado seguir esse coração enganoso e corrupto, não podemos confiar nossa identidade a nossa própria visão.

3 - Quem Deus diz que sou? - A terceira e ultima resposta é: “quem eu sou aos olhos de Deus e como Ele me vê”. Somente o Criador, aquele que projetou o ser humano, traçou as cadeias de DNA, emoções, sentimentos, cor de pele, cabelos... Pode dizer quem somos. Todas as outras respostas são meras suposições, não se aproximam da verdade, e verdade é uma só: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Jesus é a verdade, só Ele pode dizer quem você é.

Se você quiser saber quem é aos olhos dos outros, basta perguntar-lhes. Para saber quem é aos seus próprios olhos, é só se olhar no espelho e descrever a imagem que vê. Mas, se você quiser saber quem é aos olhos de Deus e realmente conhecer a verdade a seu respeito, deixe o Espírito Santo te conduzir pelas paginas da Bíblia Sagrada, então ouvirá o Pai sussurrando aos seus ouvidos:

Você é meu filho! (Jo 1:12)

Você é mais que vencedor, pois Eu te amo! (Romanos 8:37b)

Você é sal da terra (Mt 5:13)

Você é luz do mundo (Mt 5:14)

Você é amigo de Cristo (Jo 15:15)

Você é sacerdote, e reinará sobre a terra (Ap 1:6; 5:10; 20:6)

Você é parte da videira verdadeira, um canal da vida de Cristo (Jo 15:1,5)

Você é escolhido por Cristo para produzir seu fruto (Jo 15:16)

Você é servo da justiça (Rm 6:18)

Você é servo de Deus (Rm 6:22)

Você é justo e santo (Ef 4:24)

Você é cidadão dos céus (Fl 3:20)

Você é santuário de Deus (1Co 3:16)

Você é ministro da reconciliação (2Co 5:17-20)

Você é filho da Luz a não das trevas (1Ts 5:5)

Você é uma nova criatura em Cristo (2Co 5:17)

Você é feitura de Deus (Ef 2:10)

Você é co-herdeiro com Cristo, compartilhando a Sua herança (Rm 8:17)

Você é templo, morada de Deus, seu Espírito e sua vida estão em ti (1Co 3:16; 6:19)

Você é obra de Deus, nascido em Cristo para fazer a sua obra (Ef 2:10)

Você é nascido de Deus e o maligno não pode tocar-lhe (1Jo 5:18)

Você é livre para sempre da condenação (Rm 8:1,2)

Você está certo de que todas as coisas cooperam para o seu bem (Rm 8:28)

Você está assentado nos lugares celestiais (Ef 2:6)

Você pode tudo em Cristo que te fortalece (Fl 4:13)

Você não recebeu espírito de covardia, mas de poder, amor e moderação (2Tm 1:7)

Você pode encontrar graça e misericórdia em ocasião de necessidade (Hb 4:16)

Você foi remido e perdoado de todos os seus pecados (Cl 1:14)

Você é completo em Cristo (Cl 2:10)

QUEM É VOCÊ? - VOCÊ É O QUE DEUS DIZ É!

A maior expressão do amor de Deus para nós é esta: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:8).

Com visão vai ficar? – a dos outros, a sua ou a de Deus?

“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó” (Dt 30:19-20).

Ao concluir a ministração, voltei para meu lugar, mas, o Espírito Santo começou a falar comigo, dizendo que tinha pessoas ali que estavam tão feridas em sua identidade, que mesmo depois de ouvirem como Deus as vê ainda se questionavam: “será que sou realmente o que o pregador diz que sou?”. O grupo de louvor já tinha começado a ministrar e eu estava reprimido pensando: “eu já entreguei o microfone, não posso retornar ao púlpito”. O Espírito Santo, porém, insistia comigo: “você precisa orar por eles, convidando-os a dar um passo de fé”. Percebendo que não podia resistir, tomei coragem e voltei ao púlpito. O grupo de louvor estava muito sensível a tudo que Deus estava fazendo ali e, imediatamente o Pb. Felipe me devolveu o microfone. O louvor continuou baixinho enquanto eu fazia o apelo: “O Senhor me pediu que voltasse por você (enfatizei). Ele me disse que tem pessoas aqui, que foram tão feridas em suas identidades, que ainda se questionam se realmente são o que Deus te diz que são. Eu voltei para orar por vocês. Saiam de seus lugares e venham à frente, pois Deus quer que oremos, Ele quer restaurar identidades aqui!”. Eu não pude deixar de notar o espanto do líder do louvor, quando imediatamente as pessoas se levantaram para vir à frente. Sei que Deus restaurou a vida de muitos naquela noite. – Talvez você esteja se perguntando por que estou descrevendo o momento do apelo. É justamente por sua causa! – Você que também precisa desta oração. Dê um passo de fé e ore comigo:

“Querido Deus! Somente o Senhor pode definir quem sou. Eu me arrependo por ter dado ouvido as vozes, seja dos outros ou a minha própria. Eu concordo com sua visão a meu respeito e aceito sua Graça (favor imerecido). Quero ser o que o Senhor diz que sou. Por isso limpe minha mente e meu coração de toda palavra mentirosa, continue falando a meu espírito, quero estar sensível a sua voz, pois só Tu podes dizer quem sou. Amém!”

Ev. Elias Codinhoto

* Ouça o resumo desta mensagem no final desta pagina, são apenas 10 min. Ou acesse: http://www.youtube.com/watch?v=T9d-ew9sVO4&feature=player_embedded

Um comentário:

Pr. Sadao disse...

que mensagem abençoada meu irmão
desejo a você um 2011 cheio da presença de Deus e claro cheio das mensgens como esta que leva vida para as pessoas.
um abrço para você e toda sua familia.