sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DEIXE-ME FAZER?! (Congresso Jubrac Sul – Parte 1)

Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. (João 21:3)

O avião se movimenta vagarosamente na pista enquanto ouvimos o piloto anunciar: “atenção tripulação, iniciar procedimentos de decolagem”. Gotas de orvalho percorrem minha janela no momento em que as turbinas nos impulsionam na pista. A névoa da manhã passa rapidamente sobre as asas desenhando o trajeto do vento. Em pouco tempo, as toneladas de aço se desprendem do chão como se fosse algodão ao vento. A sombra da própria aeronave percorre a asa direita ao se inclinar para ajuste de curso. Os raios avermelhados do alvorecer são refletidos sobre a cidade de São Paulo (SP), os prédios se destacam como as pontas aguçadas de um coral. Rio Grande do Sul, ai vamos nós!

Houve um tempo em que desisti de pregar, foi após assistir a um sermão meu em VHS. Era como uma comida insossa, sem vida, sem “graça”. Fiquei tão decepcionado com o que vi, que não só decidi parar de pregar, eu abandonei o ministério. Eu pensava: “acho que me enganei, Deus nunca deve ter me chamado para pregar”. Assim como Pedro, eu voltei ao meu antigo trabalho, operador de pregão na BM&F. Deus, porém, começou a falar comigo todos os dias. Primeiro Ele perguntou: “você desistiu?”. Eu respondi: “Sim! Desisti, não tenho vocação para isso”. Então o Senhor sugeriu: “posso fazer agora? Agora que desistiu, Eu posso levá-lo a pregar?”. Achei que era coisa da minha cabeça, estava mesmo decidido a parar, só queria me dedicar profissionalmente. Comecei a faculdade de administração visando uma posição de gerência, porém, o Senhor falava comigo todos os dias dizendo: “você vai pregar, vai escrever e se tornar pastor”. No começo não dava atenção, mas Deus se tornou insistente, usava até mesmo pessoas descrentes para falar comigo, um processo que durou cerca de dois anos, então eu cedi (até que enfim!). Compartilhei o que Deus vinha me falando com alguém muito próximo, que me questionou: “você tem certeza, já te vi pregando, até que para um estudo bíblico se sairia bem, mas pregar? Sei não!” – eu concordei, sabia que realmente não tinha jeito para a “coisa”, mas eu realmente tinha convicção que era Deus falando comigo, e Ele persistia, mesmo quando eu já tinha entendido. Então perguntei: “por que o Senhor está me falando tanto à mesma coisa?” – o Espírito Santo me respondeu imediatamente em meu coração, com uma voz suave Ele me disse: “é porque você vai atravessar uma luta muito grande, e se isso não estiver bem enraizado em seu coração, você não vai suportar” (esse detalhe fica para uma outra postagem). Logo depois compreendi que perderia o emprego (o que não demorou muito), comecei a me envolver com o projeto de grupos pequenos em minha igreja, e, em uma tarde o pastor me convidou a pregar. Eu pensei: “é agora, vou ter a prova se realmente Deus mudou alguma coisa”. Não fiz nada diferente do que fazia antes, preparei o esboço e lá fui eu, tão crente quanto Tomé.

Deixa-me fazer? – me sussurrou o Espírito Santo. E eu o convidei a estar comigo, a assumir a direção. Foi uma experiência maravilhosa! As pessoas vinham me dizer após o culto que enquanto eu pregava, elas não viam a hora de acabar, mas desta vez, não por estarem enfadadas, e sim por estarem ansiosas a por em prática o que estavam ouvindo, me disseram que não aguentavam esperar, pois a revelação as conduziam a tomar atitudes, se sentiram constrangidas a uma mudança de vida.

E você? - Já desistiu? Já fracassou? Já percebeu que não consegue sozinho? – Deus também te diz: “Deixa-me fazer?!”. Permita que o Espírito Santo venha fluir através de sua vida, não use suas forças, nem sua sabedoria, nem mesmo seus recursos, deixa apenas Deus ser Deus em sua vida! Entregue a Ele a direção, deixe-o assumir o comando, ser o piloto. Ah! Falando em piloto...

A viagem que descrevi acima foi com destino a Pelotas (RS), Congresso de Jovens da JUBRAC[1] Sul, fui convidado como preletor. Das cinco mensagens programadas, eu ministrei quatro (cerca de uma hora cada). Também fui chamado a pregar no culto de domingo à noite, e falando em “chamado”, qual é o seu? – você sabe que tem ao menos um dom, não sabe?! - Talvez mais que um, mas com certeza, pelo menos um dom lhe foi dado após sua conversão, e precisamos dele, a igreja precisa, pois os dons são dados “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,” (Efésios 4:12)

O tema do congresso da Jubrac Sul foi: “Dá-me almas”, com o texto base de Mateus 4:19 – “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”

Esse foi o chamado de Simão, o pescador que se tornou Pedro, o apostolo do Senhor. Por um momento ele voltou à antiga profissão, mas o Senhor Jesus foi ao seu encontro, assim como foi ao meu, e agora é sua vez. Sim! É com você mesmo que Cristo está falando! Seu lugar ficou vazio. Talvez, como Pedro e os discípulos naquela noite, “o mar não esteja para peixe”, sua pescaria pode estar frustrada, “Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.” (v. 4). Pode ser que você esteja tão vazio que não tenha nada para dar, nada que alimente; os discípulos também estavam assim (v. 5), mas veja o verso seguinte: “Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.” (v. 6). Ouça a voz do Mestre, volte depressa, pródigo! (Lucas 15). Jesus te espera na praia! Ele tem uma comida especial para te dar (v. 12), que o alimentará realmente. “Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (João 4:34). Como declarou o profeta Jeremias, não podemos retroceder, por mais dura que seja a prova, pois quando pensamos em parar, o fogo do Espírito queima em nossos corações (Jeremias 20:9), o nos convida dizendo: “Deixe-me fazer?!”.

“Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” (1 Timóteo 4:14)

Ev. Elias Codinhoto



[1] Juventude Unida do Brasil para Cristo


Um comentário:

Edson Costa disse...

Ser sensível a voz de Deus...muito importante