domingo, 12 de dezembro de 2010

Parada para Reabastecimento (Congresso Jubrac Sul – Parte 2)

O pouso foi cancelado pelo mal tempo, um espesso nevoeiro encobria a cidade de Porto Alegre. Mudança de planos, tivemos que seguir para o aeroporto de Florianópolis (SC), onde a aeronave seria reabastecida e retornaríamos em segurança. Enquanto aguardava, me recordei de uma mensagem que Deus me revelou em 2003:

“No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça.” (Salmo 110:7)

Havia um grande alvoroço entre o exército dos filisteus. O chão tremeu e houve um pânico terrível (1Sm 14:15). Jônatas, filho de Saul, e seu jovem escudeiro tinham derrotado sozinhos, um destacamento com cerca de vinte homens (1Sm 14:1-14). Um grande temor veio sobre o exército inimigo e eles se dispersavam desesperados correndo em todas as direções (1Sm 14:16). O rei Saul ao ver a confusão deu a ordem de ataque e todo exército de Israel partiu para a luta. Muitos dos filisteus caíram naquele dia, pois os israelitas os perseguiam de perto. Espadas, escudos, armaduras, homens correndo ao ritmo da batalha. O sol escaldante aquecia a paisagem e os soldados exaustos diminuíam o ritmo, com o estômago roncando de fome, pouco a pouco os homens iam parando. Saul havia imposto um juramento: “Maldito o homem que comer pão antes de anoitecer, para que me vingue de meus inimigos”. Pelo que todo o povo se absteve de provar pão (1Sm 14:24 RA). “Então, disse Jônatas: Meu pai turbou a terra; ora, vede como brilham os meus olhos por ter eu provado um pouco deste mel. Quanto mais se o povo, hoje, tivesse comido livremente do que encontrou do despojo de seus inimigos; porém desta vez não foi tão grande a derrota dos filisteus” (1Sm 14:30 RA).

Assim como Saul, muitas vezes agimos imprudentemente nos momentos de lutas. Paramos de comer e deixamos de dormir, não cuidamos de nossa saúde física e espiritual, muitos deixam de frequentar os cultos, deixam de orar e se afastam dos amigos. Jesus disse: “Nem de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4:4). Ou seja, precisamos do alimento físico e do espiritual. Nos momentos de lutas devemos nos cuidar, por mais que pareça difícil. Precisamos de alimentação, descanso, lazer, oração e tempo com a palavra. assim teremos força para derrotar o inimigo.

Quem já viajou de avião sabe dos avisos que são passados antes da decolagem, as aeromoças demonstram todo procedimento de emergência, entre eles há um muito importante com relação as mascaras de oxigênio, primeiro se deve colocar a sua própria e só então ajudar quem estiver precisando, se não a pessoa perde os sentidos e não pode fazer nada por si própria e pelos outros. Assim também, devemos estar bem, cuidar de nós mesmos para nos momentos difíceis termos força e ajudar a quem precisa de nosso auxilio.

Jônatas, o herói nesta história (1Sm 14), encontrou mel num bosque, ele não sabia do juramento de seu pai e comeu do mel, a bíblia nos diz que seus olhos brilharam, suas forças se renovaram (1Sm 14:25-27), estava pronto para retornar a batalha e vencer o inimigo. Em João 4:31-34 Jesus nos fala de uma comida especial, fazer a vontade do Pai Celeste. Assim como o pão traz vigor ao corpo, assim também Jesus, o “pão de céu” (Jô 6:31-35), traz vigor ao espírito. Não podemos nos abster deste alimento. Também em João 4, Jesus nos fala a respeito da “água viva”, esta água jorra para a vida eterna (Jo 6:14) e, é a esta água que faz menção o texto que lemos a principio (Sm 110:7). Precisamos parar neste ribeiro e beber desta água, só então teremos forças para erguer a cabeça e prosseguir.

Cuide de sua saúde, faça uma alimentação saudável, tire férias, tire um tempo para o lazer, comunhão, praticar esporte, ore, leia a bíblia e aproveite os cultos (Hb 10:25). Faça uma “Parada para Reabastecimento”.

Finalmente pousamos em Porto Alegre (RS), imagine o poder das palavras ‘porto’ e ‘alegre’ para quem teve contratempos na viagem. A fala quase cantada dos gaúchos é capaz de encantar os ouvidos de quem não está acostumado. Com um ar europeu e gente bonita, podemos encontrar ótimos lugares para descansar, mas não era meu caso, precisava chegar rápido da rodoviária e seguir viagem para Pelotas, cerca de 300 Km de distância. Congresso de Jovens da Jubrac Sul, lembra? – É onde nos encontraremos na próxima postagem...

Ev. Elias Codinhoto

Nenhum comentário: