domingo, 19 de setembro de 2010

A Carta

São estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para a Babilônia, (Jeremias 29:1)

As grandes estátuas estavam espalhadas por toda parte, dentro e fora das casas, nas praças e lugares públicos, deuses babilônicos, símbolos de um império pagão. O maravilhoso Jardim Suspenso, (que já foi considerado) uma das sete maravilhas do mundo. Rios subterrâneos e o melhor sistema de irrigação (para época) revelam quem domina. Assim se encontrava o povo hebreu, cativos em Babilônia, longe da tão querida Canaã, distantes dos sonhos, longe dos cultos no templo (que foi saqueado e queimado). Agora a terra que cultivam não lhes pertence, edificam para outros, seus corações suspiram pela liberdade que lhes foi tirada. “Deus nos desamparou!”, esse era o sentimento que predominava entre o povo. Fomos esquecidos, Deus não olha para nós, seremos consumidos.

As nações vizinhas diziam: Onde está o Deus dos hebreus? Estão sendo castigados. Deus os desamparou totalmente. É neste período difícil, que chega uma carta enviada por Jeremias, profeta do Senhor, dizendo: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito...”, ou seja, vocês estão enganados a meu respeito, não sabem meus planos, não podem falar por mim, “... são pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29:11). Vejam o que diz o Salmo 31.22: “Eu disse na minha pressa: estou excluído da tua presença. Não obstante, ouviste a minha súplice voz, quando clamei por teu socorro”.

Talvez seja assim você se sente em meio às lutas, quando não consegue compreender o que está atravessando. Quando nosso olhar se desvia do Mestre e só vemos as dificuldades, em nossa pressa, em meio às ansiedades dizemos: “estou excluído da presença de Deus”. Tenha calma, pois Ele também ouve sua voz de súplica, quando você clama por socorro, e lhe envia uma carta dizendo: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Essa carta se chama Bíblia Sagrada, e também diz: “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5). Deus não se esqueceu de você! Leia essa carta! Você perceberá que Ele te ama muito e está cuidando de você.

Quero ressaltar mais algumas linhas dessa tão bela carta de Deus aos homens: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? ...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mt 6:25, 26, 33 e 34).

Deus está te vendo, mesmo quando a luta aperta, mesmo quando parece não ter jeito, embora não o veja, embora não o ouça, ainda assim, Ele não se esqueceu de você!

Ev. Elias Codinhoto.

Nenhum comentário: