quinta-feira, 3 de julho de 2008

Momentos de Crise

Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor!
Ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?
Perguntou-lhe o rei: Que tens? Respondeu ela: Esta mulher me disse: Dá teu filho, para que, hoje, o comamos e, amanhã, comeremos o meu. Cozemos, pois, o meu filho e o comemos; mas, dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá o teu filho, para que o comamos, ela o escondeu.
(2 Reis 6:26-29)

Momentos de crises: Samaria passava por um momento de crise, a cidade estava cercada pelo exército da Síria, havia grande fome em Samaria (v 25), as prateleiras de mantimentos estavam completamente vazias, a fome apertava, o estomago roncando, a mãe vai amamentar seu filho, mas não tinha leite. Olha para sua amiga com seu filho nos braços, a criança chorava muito, nunca antes passaram por tamanha dificuldade. Então veio o plano, comer seus filhos, ou melhor, seduzir sua amiga para matar e comer o filho dela, com o engano de no dia seguinte oferecer o seu. Porém, de barriga cheia a história é outra.
Quantas mães hoje ainda matam seus filhos, em momentos crise? Algumas matam literalmente, outras matam com palavras e ações. Quantas mães no Nordeste brasileiro entregam suas filhas para prostituição, outras vendem seus filhos como se fossem mercadorias? Quantos são feridos em momentos de neurose, estresse, raiva, etc.?
Muitos casamentos foram desfeitos por palavras ditas em momentos de crise, filhos que abandonam o lar por precipitações dos pais, amizades apagadas para sempre, quantos traumas foram causados por pessoas que não souberam atravessar a crise?
Durante a crise, a mulher de Jó se precipita diz: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre”. “Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2:9-10). A maneira que reagimos aos momentos de crise pode trazer conseqüências terríveis e irreversíveis. O que diríamos de Jó, se ele tivesse seguido o conselho de sua mulher? Será que estaríamos falando sobre ele hoje? Muitas pessoas querem nos aconselhar em momentos de crise, ouvimos muitas sugestões, mas, muito cuidado, fique atento para ouvir somente o conselho de Deus, há muitas mulheres de Jó para nos aconselhar o mal. Se essas mulheres tivessem recursos suficientes, fariam tais coisas?

Depois da crise: “Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria. [...] Assim se cumpriu o que falara o homem de Deus ao rei: Amanhã, a estas horas mais ou menos, vender-se-ão dois alqueires de cevada por um siclo, e um de flor de farinha, por um siclo, à porta de Samaria” (2 Reis 7:1, 18). Fico imaginando aquela mãe, dois dias depois de matar o filho. Com a mesa repleta de alimentos e seus seios fartos de leite não pode esquecer-se de seu filho, a crise passou, mas os danos são irreversíveis. Uma decisão precipitada pode nos levar a uma catástrofe.
A ira se foi, o desemprego já não existe, a briga terminou, passou a fome, é ora de analisar os prejuízos, será que valeu a pena? Como seria se tivesse agido com cautela?

Sempre teremos momentos de crise em nossa vida: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16:33). “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra” (Sl 34:19). As crises sempre estarão presentes, elas vêm e vão, devemos nos precaver.
Eu acreditava que atitude era como reagíamos a determinadas circunstancias, mas, segundo a Psicologia Social: “Nós não tomamos atitudes (comportamento, ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social. Ou seja: a ação em si não é a atitude, pois ela foi definida antes da ação, pois mesmo o não fazer nada em determinadas situações já é uma atitude. O importante é saber que: “Nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos, novos comportamentos ou situações”. Esta mensagem, por exemplo, pode mudar suas atitudes.

Atravessando a crise:
  • Primeiro: Em momentos de crise, é importante saber que: “a crise sempre passa” Salmos 30:5 Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. 1 Coríntios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. Devemos entrar na crise já sabendo que ela vai passar, se não sabemos o que fazer, o mais sensato é esperar a crise passar, não tome decisões apressadas, não se desespere nem perca a esperança, não pule do avião que esta caindo, espere pelo pouso, ainda que seja um pouso forçado, confie no piloto.
  • Segundo: (Romanos 8:28) “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. O texto não diz: “Deus faz que tudo saia da forma que eu quero”. É lógico que isso não é verdade. Também não diz: “Deus faz que tudo na terra acabe com final feliz”. Isso também não é verdade. Conforme Rick Warrem explica em seu livro “Uma Vida com Propósitos” (pag. 169-171): Existem muitos finais infelizes sobre a terra. Mas, eu compreendendo ou não, de alguma forma isso coopera para o bem. Deus é amor (João 4:8,16) e, todos seus atos, são atos de amor. Isso não quer dizer que tudo na vida seja bom. Grande parte do que acontece no nosso mundo é mau e cruel, mas Deus é especialista em extrair o bem de tudo isso. O propósito de Deus é maior que nossos problemas, nosso sofrimento e até mesmo nossos pecados. Essa promessa é somente para os filhos de Deus, não para todos. Todas as coisas contribuem para o mal daqueles que vivem em oposição a Deus, insistindo em seguir seu próprio caminho.
  • Terceiro: Você não está sozinho, Deus não o desamparou. Jesus disse: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20b). São nos momentos de crise que Deus se mostra mais presente. Jó, ao passar pela crise declarou: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5).

Deus quer usar as crises para aperfeiçoá-lo, Ele quer se revelar a você. Não estrague tudo, permaneça firme, não destrua as pessoas a sua volta, nem tome atitudes precipitadas, lembre-se: “a crise sempre passa, mas as marcas continuam”.

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12)

Ev. Elias G. Codinhoto

2 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus continue te usando, através da revelação do Espirito Santo. Tenha certeza que esta mensagem foi muito edificante para muitas pessoas. Obrigada...

Anônimo disse...

Obrigada!