segunda-feira, 21 de julho de 2008

Escravos da Ignorância

“Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós”.
Êxodo 1:9

A bíblia nos relata que os hebreus eram mais fortes que os egípcios (v.9), e os egípcios os temiam (v.12), no entanto os egípcios os escravizaram (v.14), pois os hebreus desconheciam sua própria força.
Vocês já viram como os indianos domam os grandes elefantes conduzindo-os onde querem e fazendo que trabalhem para eles? – Os elefantes, quando filhotes, são amarrados pela pata a uma arvore e depois de diversas tentativas desistem de escapar, quando crescem, podem ser amarrados por uma fina corda a uma estaca no chão. Eles possuem grande força, mas não sabem, por isso se tornam escravos dos homens. Da mesma maneira satanás tem dominado sobre muitos que desconhecem a força que possuem. No livro de Números encontramos o povo de Israel parado e temeroso, diante da terra prometida, pois os espias relataram que o povo que habitava ali era poderoso (Nm 13:27-33). Calebe porém, creu que poderiam conquistar a terra, ele tinha visto os gigantes e as cidades fortificadas, tudo que os outros espias viram, mas Calebe viu algo mais, ele viu o Senhor enviar as pragas no Egito, a coluna de fogo no deserto, o mar vermelho se abrir, o exercito de faraó se afogar no mar, o maná cair do céu e água brotar da rocha. Isso nos faz lembrar de Eliseu, quando seu moço viu a cidade cercada pelo exército inimigo; e disse: “Ai! Meu senhor! Que faremos?” O profeta respondeu: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. Orou Eliseu e “o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2Rs 6:15-17).
Talvez, o inimigo esteja te oprimindo com uma enfermidade, problemas no seu lar, intrigas, desemprego, ou você está lutando contra um pecado que parece ser mais forte que você. “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. Se você não consegue ver, peça ao Senhor que lhe abra os olhos, como fez com o moço de Eliseu, e você verá!
Enquanto o povo de Israel temia (Nm 13), veja o que diziam os inimigos: “...Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Js 2:8-11).
O inimigo está desmaiando diante de ti, já não tem ânimo, pois ele sabe que o Senhor “é Deus em cima nos céus e embaixo na terra”. Calebe continuou com a mesma fé, e após quarenta anos viu a terra ser conquistada, ele estava com oitenta e cinco anos, e a palavra nos diz que ele não perdeu a sua força e vigor (Js 14:10-11), pois não confiou em si mesmo, mas confiou no Senhor!
Não seja escravo da ignorância, Jesus já nos libertou (Jo 8:36), fomos comprados por sangue, o preço já foi pago e não devemos nada ao inimigo, creia na vitória!

“...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32

Ev. Elias G. Codinhoto.

Nenhum comentário: