quinta-feira, 3 de julho de 2008

Contradiga

“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte”.
(Joel 3.10)
Diga o fraco: eu sou forte. Diga o pequeno: eu sou grande. Diga o cansado: tenho forças. Diga o pobre: eu sou rico. Diga o necessitado: tenho tudo. Diga o preso: eu sou livre.
Vamos, experimente, diga, contradiga, você consegue, não é tão difícil assim...
Diga o covarde: sou corajoso. Diga o aflito: tenho paz. Diga o caído: estou de pé. São palavras divinas, palavras proféticas, é a maneira de Deus fazer as coisas.
Não são simples palavras ou gestos. Observe que ele não diz: “Diga o fraco eu não sou fraco”. Isso seria mentir. Mas, somos desafiados a assumir a posição de filhos de Deus e fazer o que Ele faz, Romanos 4:17 diz: “... o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem”. Vamos, creia, comece a profetizar sobre sua vida e sobre sua família, contradiga, não aceite o fracasso, Deus já nos tem feito mais que vencedores em Cristo Jesus (Rm 8:37). “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” (1Co 1:27-28).
“Diga o fraco: eu sou forte”. Mas como dizer? Devemos sair gritando por ai? Percebemos o mundo através dos nossos sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar), devemos dizer de maneira que as pessoas percebam:
Audição: no bom dia aos colegas de trabalho, não diga um bom dia chocho e sem vida, mas aquele bom dia que no tom de sua voz transmita “eu sou forte”, faça comentários do tipo: “Que lindo dia!”, “Esse será o melhor dia de minha vida”; diga isso a si mesmo, diga assim que acordar: “terei um dia muito abençoado por Deus”, diga a sua imagem no espelho: “você é mais que vencedor”. Experimente, ouse, diga palavras que abençoe outras pessoas.
Visão: as pessoas observam mais seus gestos do que suas palavras, diga “eu sou forte” em sua postura física, não ande prostrado ou de cabeça baixa, mas ande ereto, levante a cabeça, não de forma que pareça arrogância, mas mostre que é forte e passe esse entusiasmo, se arrume.
Tato: transmita num aperto de mão firme coragem a alguém, não negue um abraço, você nem imagina o quanto podemos transmitir em um abraço. Um amigão meu (Luizão) fez questão de comentar comigo sobre um abraço que lhe dei, ele me disse que aquele abraço transmitiu-lhe algo muito bom. Já vivi momentos difíceis em que os amigos me disseram muito apenas com abraços. Não negue um toque, dê carinho às pessoas que ama. Humm! Como é bom um cafuné! Só tome cuidado de respeitar a quem prefira não ser tocado.
Olfato: que tal um bom perfume, nada exagerado é claro. Como é bom conversarmos com os dentes bem escovados, cabelos bem lavados. Podemos transmitir muito através dos odores. Experimente passear em um parque pela manhã, sinta o cheiro das flores, das arvores, afinal, Deus deu cheiro à natureza só para que pudéssemos apreciá-lo. Como é bom quando chegamos em casa ou em um restaurante, e logo sentimos o cheiro gotoso da comida.
Paladar: falando em cheiro de comida, como é bom comermos algo que gostamos, principalmente as guloseimas. Permitam-me dar uma dica aos namorados e esposos, as que estão em regime que me perdoem, mas dê a suas companheiras uma caixa de bombom, daqueles que vale a pena quebrar o regime para comer. E que tal as esposas prepararem aquele prato que ele ama. Divida com alguém, não coma sozinho, você nem faz idéia de quanta gente precisa de “pão”, contribua com a assistência social, traga seu quilo de alimento aos cultos, planeje com seu FAPE a ajudar alguém necessitado, vamos dizer “somos fortes” além das palavras.
Diga ao fraco: eu te ajudo. Diga ao caído: se levante. Diga ao solitário: vamos juntos. Diga ao pobre: eu te dou. Diga ao necessitado: conte comigo. Diga ao magoado: me perdoe!

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Pv 18:21)
Juliana Clemente e Ev. Elias G. Codinhoto.

Nenhum comentário: