segunda-feira, 19 de abril de 2010

DÁ-ME UMA BÊNÇÃO!

“E ela disse: Dá-me uma bênção, pois me deste terra seca; dá-me também fontes de águas. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores”. (Josué 15:19)
Ela caminhou pela terra que seu pai lhe deu. Percorreu-a de um lado a outro pensando nas possibilidades que teria, em como administrar sua propriedade, afinal, foram muitos anos caminhando no deserto, sem ter morada certa. Isso sem falar na guerra, a grande luta para conquistar a terra. Mas e agora, o que plantar, onde deixar o gado, como construir a casa?
A meu ver, Acsa se assemelha a “mulher virtuosa” descrita em Provérbios 31, “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho” (v16). “Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite” (v18). Ela reconhece que a terra é boa, mas lhe faltava uma coisa, não havia água. Como produzir sem água? Por melhor que seja a terra, ainda assim precisará de fontes de água, ou será como ter um excelente carro sem combustível. Ela precisava de água!
“Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água”. (Sl 63:1)
Talvez essa história se assemelhe a sua realidade. Quem sabe depois que você conquistou a terra descobriu que não havia água. A empresa é boa, mas você não prospera. Você se esforçou para entrar lá, foram muitas etapas no processo seletivo, ou simplesmente foi apresentado por alguém. Isso não importa agora, você precisa produzir, mas não sabe como. A cerimônia de seu casamento foi maravilhosa, perfeita em todos os detalhes. Você esperou muito até encontrar seu cônjuge, agora é uma realidade, mas não sabe administrar os conflitos. Lutou para passar no vestibular, é o curso que almejou fazer, mas não consegue assimilar a matéria e as provas estão chegando. Como cultivar nessa terra árida? As coisas saíram de seu controle!
Você já examinou a terra, e chegou à conclusão: “precisa de água”.
A água no texto simboliza vida, ou algo que gere vida. É como a inspiração para o compositor, pintor ou escultor. A bênção que revoga a maldição!
Dá-me uma bênção! (Clamou Acna ao pai) Pois me deste terra seca; dá-me também fontes de águas. Ela sabia que um pouco de água não seria suficiente, pois sempre precisaria de mais.
“Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço” (Pv 5:15).
Fazemos nossos planos, nos preparamos, porém esquecemos de que sempre precisaremos de “água”. Após batalhar pelo emprego, precisaremos de habilidades e competências para exercê-lo. No dia-a-dia de nossos relacionamentos, precisaremos continuar investindo em nosso cônjuge. A conquista não termina no altar, deve perdurar por toda vida. Após passar no vestibular vem o estudo. Você se preparou para isso? Realmente fez as contas de quanto tinha que investir? Contabilizou o cansaço, o estresse, as frustrações, as horas de dedicação, as lágrimas e a dor? Se preocupou com as parcelas da faculdade e esqueceu-se dos lápis, das canetas, das borrachas, dos lanches, dos livros, do tempo que precisaria para por em ordem os trabalhos...
É comum nos esquecemos de algo, algum detalhe sempre nos escapa, sem contar os imprevistos. Mas isso não significa que a terra não é boa, não quer dizer que deve pedir as contas no trabalho, nem desistir da faculdade. Muito menos abrir mão de seu casamento. Quem deu a terra a Acna? Não foi seu pai Calebe?! Quem te deu esta “terra”? Não foi seu Pai celeste?!
Peça ao Pai que lhe dê “fontes de água”! Que lhe dê estratégias, habilidades e competências no trabalho. Que lhe dê amor, paciência, respeito e graça no casamento. Que lhe dê concentração, sabedoria, disciplina e coordenação nos estudos (Lc 11:9).
“Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias, ao Senhor, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo” (Zc 10:1).
Não desista da terra! Acna não desistiu da dela. Ela não pediu ao pai outra terra, pois sabia que o pai havia lhe dado do melhor. Acna pediu fontes de água. Peça a Deus ferramentas que o ajude a cultivar a terra. Peça sabedoria (Pv 4:5)!
Não estou dizendo que não possa mudar de emprego ou seu curso na faculdade, você só não pode mesmo deixar seu casamento (Ml 2:16, Mt 19:3-9). O que estou dizendo é: se você sabe que foi o Pai quem deu a “terra”, peça a Ele as condições de prosperar nessa terra, peça “fontes de água”, e creia que receberá! (Tg 4:2-3)
“Tu visitas a terra e a regas; tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, porque para isso a dispões, regando-lhe os sulcos, aplanando-lhe as leivas. Tu a amoleces com chuviscos e lhe abençoas a produção” (Sl 65:9-10).
Nós como pais, sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, Deus quer nos dar do seu Santo Espírito (Lc 11:9-13), para que possamos prosperar sobre a terra.
“Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes; e brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas” (Is 44:3-4).
Talvez você esteja se perguntando: “Por que o Pai não concede logo a terra com fontes de água?”. É porque Deus quer mais do que nos dar bênçãos, Ele quer relacionamento conosco, e isso vem através da oração.
“Ó tu que escutas a oração, a ti virão todos os homens,” (Sl 65:2).
Deus não quer apenas nos conceder uma bênção, Ele deseja que nos tornemos a bênção, para assim abençoarmos ao mundo (Gn 12:2). Seja a bênção em seu trabalho, para seus colegas, para seu patrão. Seja a bênção em seu casamento, para seu cônjuge, para seus filhos. Seja a bênção em sua escola, para seus amigos, para os seus professores. Seja bênção nessa terra, para seu próximo, para os perdidos.
“O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora.” (Ed Rene Kivitz)

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” (Gálatas 3:13-14). “Sê tu uma bênção!” (Gn 12:2b)
Ev. Elias Codinhoto.

3 comentários:

Valéria Casteluchi disse...

Como sempre falou MUITO comigo. Glória a Deus!

Valéria Casteluchi disse...

Que benção ;)

Edson Costa disse...

Que sua vida seja sempre usada por Deus...a paz!!!!