domingo, 4 de abril de 2010

Ouvir pela Palavra

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)

Há muitos mitos em torno desta pequena palavra chamada “fé”. Alguns acham que fé é pensamento positivo, outros pensam que é um tipo de “lâmpada mágica” ou “varinha de condão”, algo que realizará seus desejos. A melhor definição de fé que conheço, é a descrita pelo escritor aos hebreus: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb 11:1). Examinando o capítulo 11 de Hebreus, descobriremos que a fé é o alicerce para tudo que realizamos como cristão, fazer qualquer coisa sem a fé é perda de tempo. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11:6). Mas a fé não existe por si só, ela esta intimamente ligada a Palavra de Deus, ou seja, a Palavra gera a fé para que creiamos na Palavra, pois tudo que vemos e sentimos vem da Palavra e, “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb 11:3). A Palavra de Deus é a matéria-prima de todas as coisas (Gn1:11) “Disse Deus” e tudo foi criado. Caminhamos sobre a Palavra, tudo que tocamos veio da Palavra, na verdade, somos a Palavra de Deus materializada.
Provérbios 10:28 diz: “A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá”. Podemos nos alegrar com a esperança, pois a Deus nos garante que somos mais que vencedores em Cristo (Rm 8:37), e prosseguimos nesta esperança, pois podemos ver o invisível (Hb 11:27) através da fé.
Note que nosso texto áureo (Rm 10:17) não diz “ouvir a palavra”, mas “ouvir pela palavra”. É como ter filtros nos ouvidos, você ouve algo, mas isso passa pela palavra antes de descer ao coração. Alguém diz, por exemplo: "você não pode", isso é filtrado pela palavra de Deus, ou seja, o que Deus diz a esse respeito, então, depois de passar pelo filtro da palavra, chega assim ao seu coração: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Se alguém diz que você não terá vitória, mas uma vez o filtro da palavra entra em ação: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8:37). Se você não se sentir amado, também deve submeter seu sentimento a Palavra, então entenderá o grande amor que Deus tem por ti (João 3:16) e que os planos dele a seu repeito são planos de paz (Jr 29:11). Esse é um rico princípio sobre a fé, devemos filtrar o que ouvimos e sentimos, sempre tendo a Bíblia como referencial de fé, Deus revelará a nós primeiramente, como está escrito em Amós 3:7 “Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”. Então podemos crer que a Palavra vem sempre antes da fé, “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13). Fique de ouvidos atentos, pois Deus vai revelar ao seu coração o que irá fazer e, não se deixe levar pelas situações a sua volta.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119:105).

Ev. Elias Codinhoto.

Um comentário:

Valéria Casteluchi disse...

Glória a Deus, pq a vontade do Senhor para nós é Boa, Perfeita e Agradavel e nada diferente disso nos pode acontecer!