segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Posso Suportar

tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

Este versículo é muito conhecido e, algumas vezes, interpretado fora de seu contexto. Aqui não diz que posso fazer qualquer coisa, que serei bem sucedido em tudo que fizer, que não passarei por momentos de crises, ou coisas semelhantes. Porém, diz que posso suportar qualquer situação, seja ela boa ou ruim. Veja o que Paulo diz no verso 11: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”. A palavra aqui para “contente”, no original é a palavra “autarkes”, que quer dizer: “suficiente para si mesmo, forte bastante ou que produz o suficiente para não necessitar de auxílio ou apoio; independente de circunstâncias externas; contente com a sua sorte ou fortuna, como os recursos que possui, ainda que limitadíssimos” (Strongs). Ou seja, quando estiver com minha mesa farta, estarei contente; se desfrutando de perfeita saúde, estarei contente; com uma situação familiar estável, estarei contente; desfrutando as bênçãos do céu sem me tornar orgulhoso, reconhecendo de Deus provê todas as coisas. Mas também, quando eu passar provações, estarei contente; no tempo de escassez, estarei contente; se perder a saúde, estarei contente; se estiver desempregado, estarei contente; ou se outras adversidades me sobrevierem, ainda assim, estarei contente. Poderei suportar, sem que saia qualquer palavra de murmuração de minha boca, pois Deus está comigo, eu suportarei e estarei contente.

No verso 12 Paulo diz: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez”; ou seja, eu posso passar privações, posso passar fome, posso ser abastado de bens, posso ter saúde ou conviver com a enfermidade, em qualquer situação posso sempre dizer: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8:37). Não aceite que o diabo te diga: “você não pode suportar o que está atravessando”, isso não pode tragá-lo. O inimigo quer pôr a duvida em sua mente, ele quer roubar sua fé, mas se Deus diz que você pode suportar e, quem pode ser contrário a isso, “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8:32), pois ele é conosco. A Bíblia também diz que: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, que a possais suportar” (1Co 10:13). Sabe o que isso quer dizer? – Você será vencedor em qualquer situação, por isso não tenha medo, podemos suportar! Não quer dizer que seremos poupados das dificuldades, mas, diz que Deus estará conosco todo tempo. O diabo quer nos fazer desistir, por isso traz o sentimento de derrota, de que não conseguiremos, que a luta é muito grande para nós, só que a Verdade de Deus nos diz: “posso todas as coisas”, ou ainda: “posso suportar todas as coisas”. O Espírito Santo está em nós, e a vitória também, assim eu posso todas as coisas: posso suportar a doença, posso ficar sem sexo no namoro, posso viver sem a masturbação, sem as drogas, sem roubar, sem a pornografia, sem riquezas, sem o reconhecimento alheio...

Nos momentos felizes, louve a Deus! Nos momentos difíceis, busque a Deus! Nos momentos silenciosos, adore a Deus! Nos momentos dolorosos, confie em Deus! A cada momento, agradeça a Deus! “Regozijai-vos sempre” (1 Ts 5:16).
 

Ev. Elias Codinhoto.

2 comentários:

Pathynha & Rick disse...

Deus não dá provações .... em que não podemos suportar, temos que olhar para o alto e confiar, pois ele é o Senhor, criador e digno de ser Exaltado em todas as situações. =D Aprendi um pouco mais da palavra de Deus com as sabias palavras que deixou aqui registrado.. que Deus use nossas vidas para pregar e passar a palavra Dele...

Edson C. disse...

Que jamais nos deixemos enganar pelas situações adversas...antes sim, devemos permanecer FIRMES na FÉ sem facilar...e com o coração aberto possamos afirmar: Eu posso suportar!!!!