segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Não Hesite em Obedecer a Deus


“Vocês estão cometendo um erro que pode lhes custar a vida. Vocês me mandaram falar com o SENHOR, nosso Deus, e me disseram: ‘Ore ao SENHOR por nós. Depois, conte-nos tudo o que ele disser que devemos fazer, e nós faremos’. Agora, eu lhes contei tudo, mas vocês não estão obedecendo ao SENHOR, nosso Deus, em nada do que ele me mandou dizer.” (Jeremias 42:20-21 - NTLH)

Quantas vezes nos vêm à mente o desejo de saber qual a vontade de Deus para nossas vidas, até chegamos a dizer: “se Deus falar comigo, eu farei sua vontade”. Temos facilidade em julgar o povo de Israel, pelas inúmeras vezes em que eles sabiam a vontade de Deus e não a fizeram, porém, quando realmente ouvimos Deus, alguns repensão seus conceitos. É como se disséssemos: “obrigado Deus, por me dar sua ‘opinião’, mas farei do meu jeito”.

A Bíblia nos mostra que conhecer a vontade de Deus e não fazer é uma coisa muito séria. Por isso, é imprescindível, que antes perguntarmos a Deus: “qual sua vontade para minha vida?”, estejamos certos de poder afirmar: “se o Senhor me revelar sua vontade para minha vida, eu vou cumpri-la”.

É impressionante como algumas pessoas acreditam que seguindo seu próprio coração, se sairão melhor do que obedecendo a Deus. Vejam o que estão comparando: o Salmo 90:4 diz: “Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite”. Vemos aqui que Deus vê infinitamente mais do que podemos enxergar e, em contrapartida, Jeremias 17:9 afirma: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”. Mesmo assim, muitos apostam em seu próprio caminho, seguem cegamente seu próprio coração.

Sabemos que em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto, dos sentimentos e da vontade. Em Provérbios 28:26 diz: “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo”. A palavra “insensato” significa: Que ou o que perdeu a razão; louco, insano, contrário ao bom senso, delirante, desatinado, irresponsável, louco, desrespeito e estupidez. A palavra “sabedoria”, em muitas passagens bíblicas, e especialmente no livro dos Provérbios, significa um estado de meditação, tendo em vista a verdade e os deveres morais e religiosos. Em Provérbios 1:2, a palavra tem o sentido de prudência ou discrição. Devemos desejar alcançá-la, pois já vimos que somente os loucos recusam a aprender e tirar proveito dos princípios de Deus. Salmos 111:10 e Provérbios 1:7 revelam que o temor a Deus é o princípio do saber, e que revelam prudência todos os que o praticam, os loucos, porém, desprezam a sabedoria e o ensino.

Minha intenção não é criar qualquer tipo de receio em quem deseja saber qual a vontade de Deus para sua vida, e sim encorajá-lo a não hesitar quando ouvir a resposta do Senhor. A Bíblia nos diz que Deus é Amor (Jo 4:8 e 16), e todos seus atos são atos de Amor (Jr 29:11), pois “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28), sendo assim, não há o que temer ao se dispor em obedecer a Deus, mesmo quando ao nossos olhos parecer loucura o que Deus nos pedir.

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (1 Co 1:18).

Ev. Elias Codinhoto.

2 comentários:

Edson Costa disse...

Maravilhosa essa palavra, pois nos leva a refletir de como realmente podemos confiar no Senhor, que tanto nos ama...

Elias Codinhoto disse...

Amém!
Nas palavras do Salmista:
"Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios." (Salmos 37:7)