segunda-feira, 11 de maio de 2009

Frutos Verdes


A (semente) que caiu entre espinhos são os que ouviram (a palavra de Deus) e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. (Lucas 8.14)

Este versículo é parte da explicação da parábola do semeador em Lucas 8. A parábola diz que parte da semente caiu à beira do caminho e foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. E outra parte caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram.

Vamos estudar especificamente sobre a semente que caiu entre os espinhos.

A semente na parábola é a palavra de Deus;
A terra é o coração humano;
O fruto são nossas ações, palavras e pensamentos;
Há ainda a arvore, que representa cada um de nós.

Para entendermos melhor, vamos ler Gn. 1:11-12

“E disse (Deus): Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom”.

No terceiro dia da criação, Deus formou as árvores e determinou que produzissem frutos que trouxessem em si a sua semente.

Ou seja, ações (frutos) que traz em si a palavra de Deus (semente). Nossas ações, palavras e pensamentos devem conter em si a palavra de Deus.

Antes eu ficava imaginando a criação; Deus dizendo:
“Produza a terra relva, ervas e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele”, e num instante imensas arvores começavam brotar do chão, de todas as espécies e tamanhos, e em frações de segundos, grandes florestas cobrem a terra. Você imagina a criação dessa forma? - Mas não foi bem assim! Não que Deus não pudesse ter feito assim, sabemos que Ele tudo pode, mas em tudo que Deus faz há um propósito. Sei que agora mesmo Ele pode fazer nascer uma arvore bem ai na sua frente. Porém, veja a profundidade dessa palavra:

“Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou. Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo”. (Gn. 2:4-5)

Agora a cena fica bem diferente! - Imaginamos a terra deserta, Deus libera sua palavra, mas, aparentemente, nada acontece. Nenhum barulho ou movimento, porém, lá abaixo do solo, estavam elas; sementes! Umas grandes outras pequeninas como a de mostarda, aquela que Jesus comparou ao reino dos céus. Um pequeno grão que cresce e se torna uma grande arvore. (Mt 13:31-32)

Há ocasiões em que recebemos a palavra de Deus, e aparentemente nada acontece, a princípio achamos que nada aconteceu. Porém Deus nos garante em Isaías 55:11 que a palavra que sair da sua boca não voltará para Ele vazia, mas fará o que o Senhor determinou e prosperará naquilo para o que foi designada.

As sementes não brotavam, pois faltavam ainda outros dois elementos essenciais para o crescimento das sementes: um deles depende totalmente da graça divina, a água! Esta água cristalina brota do trono de Deus, que emana do Rio de Águas Vivas, Jesus Cristo, que se entregou por nós, pois sem este sacrifício não teríamos vida, esta água representa o Espírito Santo agindo em nós.

Faltava também à contribuição do homem, veja que na parábola do semeador, a semente que germinou e cresceu foi a que caiu em boa terra, pois: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Observe que a fé e a água estão intimamente ligadas: João 7:38 “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Nesse processo, Deus é quem libera a palavra, o Espírito Santo abre o caminho, pois é Ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), e o nós cremos para o arrependimento (Mt 16:16). “Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado” (1 Pedro 2:6).

Esta é a maneira! É a forma! Aqui está a beleza da criação de Deus! Deus quer desenvolver e que desenvolvamos o que nos tem dado.

Já pensaram se não fosse assim? Se as arvores já nascessem grandes e cheias de frutos?! Num instante, em plena avenida, com carros passando em alta velocidade, e de repente surge do solo uma imensa arvore! E os bebês então?! Nascendo homens formados, já sabendo tudo, sem precisar estudar nem se desenvolver. Por outro lado, adeus juventude! Esta fase maravilhosa e cheia de descobertas. Não quero nem pensar como ficaria a barriga de uma gestante.

A maneira de Deus é sempre a melhor: Nascer, crescer, amadurecer e dar frutos. Este é o circulo da natureza: a semente cai na terra, recebe a Água, germina, cresce, vira árvore, produz seu fruto, que traz em si a semente. Ou seja: ouvimos a palavra de Deus, guardamos em nossos corações, o Espírito Santo nos toca, cremos e nascemos de novo. Agora, como novas criaturas que somos, produzimos frutos dignos de arrependimento, que traz em si a semente, dando continuidade à obra do calvário; Cristo em nós!

É maravilhoso saber que as plantas que hoje existem são descendentes das primeiras da criação, resultado daquelas sementes, frutos da palavra do Criador. Assim também, Jesus ensinou os apóstolos, eles deram continuidade a esse ministério, e hoje estamos aqui.

Acompanhe comigo este exemplo de semeadura e colheita registrado em João 20:21-22 “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. A princípio nada aconteceu, os discípulos não foram cheios do Espírito Santo, mas a semente foi lançada. Com fé os discípulos fizeram sua parte, obedecendo a palavra e ficando em Jerusalém até do alto fossem revestidos de poder (Lc 24:49). Então vem dos céus a “água” e rega a semente: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2:1-4).

Mas o que acontece se interromper o processo? E se uma arvore produzir somente frutos verdes que não amadurecem? Quem é do campo sabe que se pegarmos sementes de frutos verdes elas não germinam, simplesmente não brotam! - Os frutos na parábola não amadurecem (Lc 8:14), por conseqüência, suas sementes não germinam, quebrou-se o processo, o circulo da natureza foi quebrado.

João Batista pregava dizendo: “Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mt 3:10). Fico imaginando o agricultor, segurando seu machado a raiz da árvore, olhando para cima a procura de bons frutos; e se não encontra; VAPT! Lá se vai à árvore para o fogo.

O que poderia impedir o fruto de amadurecer? E assim quebrar o processo natural que Deus estabeleceu? Na parábola temos a resposta: os cuidados, riquezas e deleites da vida.

Cuidados da vida: Uma boa ilustração sobre os cuidados da vida é a história de Marta e Maria (Lc. 10:38-42).

Lá estava Marta, toda atarefada, enquanto secava o arroz ela queria varrer a cozinha, e já estava de olho na louça que teria de ser lavada, e a mesa que ainda não estava forrada. Afinal havia em sua casa um ilustre convidado e, não é todo dia que se pode receber o Senhor Jesus para almoçar! Mas... Espere aí! Que estou vendo? Maria assentada aos pés de Jesus enquanto eu trabalho! E há tanto a ser feito! (indaga Marta) - Jesus! Mande Maria me ajudar!

“Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Responde Jesus.

Quantas Martas há hoje no mundo?! Pessoas que por qualquer coisa deixam de ouvir a palavra de Deus. Vocês já ouviram algo semelhante? - Hoje não vai dar tempo, tenho outras coisas para fazer, preciso sair, ir ao shopping, “comprei um campo e preciso ir vê-lo; comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; casei-me e, por isso, não posso ir”. Não foi assim que fizeram os convidados da grande ceia do Rei?! (Lc 14:18-20)

Disse Jesus: “qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lc 14:27).

Riquezas:
“Um homem rico perguntou a Jesus: Bom Mestre o que farei para herdar a vida eterna? Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Foi a resposta de Jesus. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. Então, Jesus, olhando ao redor, disse: quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os discípulos perguntaram entre si: Então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível” (Mc. 10:17-27).

O amor pelas riquezas pode impedir o fruto de amadurecer.

Deleites da Vida (prazeres):
Sansão foi um nazireu de Deus, alguém separado com o propósito de libertar o povo de Israel das mãos dos filisteus, possuía uma grande força, capas de arrancar os portões de uma cidade e carregá-los até o alto de um monte, e matar mil homens com a queixada de um jumento. Mas apesar de sua grande força, não pode resistir aos deleites da vida e por isso perdeu sua força e visão. Trocou Deus por Dalila, obediência por deleites (Jz. 13).

Quantos em nossos dias estão cegos e sem forças, até mesmo em nossas igrejas, por causa dos deleites da vida, conseqüências para quem se entrega aos deleites da vida, perdem as forças e nem percebem, pois não podem ver, estão sem visão; cegos! Afundados em seus deleites; prazeres da vida: Sexo, drogas, vícios, esportes...
- O que! Até esporte?
- Sim! Existem pessoas que sabem tudo de esportes, onde o atleta mora, o que come, que horas acorda, com quem conversa, até o que eles pensam. Vocês já ouviram alguém dizer: Éh! Nós estamos pensando em contratar o fulano. Já não são mais eles, agora existe o “nós”! Ele já faz parte; é o seu time! Nós contratamos! Nós vencemos! É noz pra cá noz pra lá parece até festa de natal, cheia de nozes. Então perguntamos: E Jesus?
– Jesus? Quem é esse cara? Que time ele joga? Não pode contratar esse ai não! Não o conheço! Manda pro Parmeira!

Realmente eles não o conhecem, pois nunca pararam para ouvir sua voz; não tiveram tempo. Envolveram-se com os cuidados, riquezas e deleites da vida e seus frutos não amadureceram, colocaram Deus em segundo plano. Disse Jesus: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Há ainda outro fruto impróprio, não que ele esteja verde, pelo contrário, está maduro, por fora é aquele fruto maravilhoso, mas em sua casca há um pequeno furinho, quase não se percebe, mas por dentro está todo corroído, está podre; um bichinho atravessou a casca e agora o está corroendo por dentro, a este tipo de fruto Jesus chamou de “sepulcros caiados”, pois são bonitos por fora, mas seu interior está cheio de podridão. Neste momento muitos estão sendo atacados por este bicho (diabo), até mesmo em nossas igrejas.

O inimigo vem e começa dizer: “Eu nunca vou amadurecer”. O diabo não diz “você”, para que você não perceba, ele nos diz: “eu”, e começamos a crer que é nosso próprio pensamento. Vocês se lembram qual foi a resposta de Jesus quando os discípulos disseram ser impossível? “Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível”.

Eu não os trouxe até aqui para deixá-los desanimados, eu vim dizer que tudo é possível ao que crer (Mc 9:23). Seja qual for sua dificuldade, em Cristo encontraras a vitória, com Ele podemos atravessar. Diga para si mesmo: “posso tudo em Cristo que me fortalece”. (Fl 4:13)

O diabo traz a dúvida, ele nos tenta e quer nos destruir, mas para ele apresentamos agora o sangue de Cristo, pois foi o preço, tudo está pago, não devemos nada a ele.

Que tipo de fruto você tem produzido? Há semente nele?! Suas ações, palavras e pensamentos contêm a palavra de Deus? Você quer esta “Água” que faz brotar a semente?

Se seu fruto não esta maduro, quero deixar um desafio: Em tudo que fizer, procure fazer a luz da palavra de Deus, regando com a Água do Espírito, pois assim produzirá fruto, cem por um, como relata a parábola.

Vocês sabem do que são feitas todas estas coisas que vemos aqui? Os bancos o púlpito, as portas? - Qual a matéria-prima de tudo isso?

“Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hebreus 11:3).

A palavra de Deus é a matéria-prima de todas as coisas! Por que Deus criou tudo com sua palavra. Caminhamos sobre a palavra de Deus, sem sua palavra nada existiria.

Existem muitos tipos de frutos, “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23).

Ev. Elias Codinhoto.

Nenhum comentário: