quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Princípio da Sabedoria

“Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem!”
1 REIS 2:1-2

Ao lado do leito o filho aguardava atentamente as ultimas palavras do debilitado pai. Toda existência do monarca estaria contida naquelas palavras, eram seus últimos momentos com vida, suas ultimas palavras. O experiente rei Davi, homem segundo o coração de Deus, está prestes a realizar sua ultima missão, passar instruções decisivas ao sucessor do seu trono. Do governo de seu filho Salomão dependeria toda a nação de Israel. A Bíblia nos coloca exatamente naquele momento, dentro da intimidade de pai e filho, como se fossemos o próprio Salomão, sem nada impedir de nos apropriarmos daquelas palavras. Deus nos concede o mesmo direito daquele que foi considerado o homem mais sábio da terra. Se o conselho foi bom para o sucessor do trono, por que não seriam válidas para nós? – “Coragem, pois, e sê homem!” (1Rs 2:2b) essas foram as palavras de Davi. O rei não aconselhou que seu filho tivesse coragem para lutar grandes batalhas, conquistar muitas terras, dominar sobre muitos, mas, o conselho do velho pai foi: tenha coragem para ser homem! – O que significa ser homem?
As pessoas trazem incutida em suas mentes uma idéia distorcida do significado de “ser homem”. O mais comum é pensar na figura do “machão”, do tipo que não leva desaforo para casa, ou aquele que se arrisca fazendo coisas perigosas. Davi, porém, não se referia a ser homem segundo os padrões do mundo, e sim nos padrões de Deus. O que significa ser homem nos padrões de Deus? – Davi descreve esse padrão a Salomão: “Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores” (1Rs 2:3); em outras palavras, Davi estava dizendo: “Deus está certo! Confie em seu cuidado, faça o que Ele diz, pois o Senhor te ama como ninguém jamais te amou, e sabe o que realmente precisa”. Paulo se referia a essa certeza do amor de Deus quando disse: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11:6). A fé é a certeza que temos de que Deus está certo e não devemos questioná-lo, é acreditar piamente que quando Ele diz “não” para nós, é porque sabe que aquilo não nos fará bem, e para aquilo que diz “sim”, devemos investir todas nossas forças, pois no final perceberemos que vale a pena crer em Deus.
A tentação está relacionada à dúvida relativa à palavra de Deus, como o exemplo da tentação no Jardim do Éden, em que a serpente pergunta à mulher: “É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3:1). Este versículo revela os estágios da tentação: O 1º é a curiosidade e a desconfiança que a serpente desperta em Eva, dizendo: “toda árvore do jardim”, e permite que a mulher a corrija: “Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais” – novamente replica a serpente: “É certo que não morrereis”. O 2º estágio é passar a crer que Deus está errado – Portanto, o primeiro passo da serpente é lançar a dúvida, depois ela afirma contra a palavra de Deus. É dessa mesma forma que Satanás age nos dias de hoje em toda humanidade, colocando dúvidas de forma sutil em relação à integridade da Palavra de Deus, sua bondade, retidão e santidade, gerando assim nos corações dos seres humanos incredulidade, resultando em desobediência.
O sábio Salomão desprezou o conselho de seu pai e também o princípio do saber, revelado por Davi no Salmo 111:10a: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam”. O próprio Salomão reafirma esse princípio em Provérbios 1:7 “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”, e outra vez em Provérbios 9:10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”. Jesus, porém, andou fielmente nos mandamentos do Pai, Ele disse: “Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou” (Jo 5:30). Jesus é fiel aos mandamentos de Deus, e assim pode afirmar: “E eis aqui está quem é maior do que Salomão” (Lc 11:31).
O segredo da sabedoria consiste em viver segundo os padrões do Pai, Deus está certo! Esta é a nossa confiança, e feliz será o homem que andar segundo esse princípio.

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”
João 15:10

Ev. Elias Codinhoto

Nenhum comentário: