quarta-feira, 26 de março de 2008

O CAPÍTULO OITO

“Disse Moisés: Esta coisa que o SENHOR ordenou fareis; e a glória do SENHOR vos aparecerá” (Lv 9:6)

Os sete primeiros capítulos do livro de Levítico trazem instruções teóricas e bem detalhadas de como fazer os sacrifícios ao Senhor. Encontramos nesses capítulos, rituais que eram necessários para purificação do homem. Porém, o capitulo oito tem algo diferente, ele começa como alguns dos outros: “Falou mais o Senhor a Moisés...”, nele encontraremos o mesmo assunto dos capítulos anteriores e, se não prestarmos atenção, um detalhe pode passar despercebido, pois é algo bem sutil. Ao atentarmos para ele, veremos que o capítulo oito é bem diferente dos demais, o que antes era apenas teoria se torna prática. Como diz em Tiago 1:22: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Em Mateus 7:21-23 a responsabilidade aumenta, o compromisso prático é visto por Deus de maneira decisiva: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus...”.
Muitos levam a vida sem um compromisso prático com Deus, mas, Jesus os encara de frente: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6:46). Não nos basta ter o conhecimento, é preciso pô-lo em prática para alcançar êxito, conforme nos exorta o Senhor: “Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes” (João 13:17). Esse princípio se aplica também as promessas de Deus em nossas vidas, temos que pô-las em prática.
Algumas pessoas passam a vida orando e pedindo bênçãos a Deus, mas não dão um único passo de fé para serem atendidos. Veja bem, a palavra “oração” já trás em si mesma uma importante instrução, “or-a-ção”, ora + ação, é oração e ação. Quando leio Atos 3, não posso deixar de meditar no seguinte, não bastavam às palavras do apostolo Pedro: “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”. Foi preciso uma ação prática daquele homem coxo de nascença, ele precisou acreditar que era possível ficar em pé mesmo tendo passado toda vida se rastejando no chão. Veja bem, creio perfeitamente que bastava a fé do apóstolo para a cura do coxo, mas, foi uma atitude prática que o colocou de pé, pois sem essa ação, poderia ter passado o resto da vida se rastejando, mesmo já estando curado. Assim também, muitas pessoas hoje se rastejam por falta de um posicionamento correto, por falta de ação prática. As promessas de Deus são verdadeiras, se seguirmos seus sábios conselhos passaremos da morte para vida (João 5:24).
Jesus compara o homem que pratica seus mandamentos a uma casa bem construída, alicerçada sobre a rocha e que não pode ser abalada pelas tempestades da vida (Lc 6:47-48).
Em outra ocasião, uma mulher, que estava entre a multidão lhe disse: “Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!”. Jesus, porém, respondeu: “Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lc 11:27-28). Existe, sem duvidas, muitas bênçãos em obedecer ao Senhor, em praticar seus mandamentos, em viver suas promessas. Conforme Deuteronômio 7:12-16: “... Ele te amará, e te abençoará, e te fará multiplicar; também abençoará os teus filhos, e o fruto da tua terra, e o teu cereal, e o teu vinho, e o teu azeite, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, na terra que, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá entre ti nem homem, nem mulher estéril, nem entre os teus animais. O Senhor afastará de ti toda enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das doenças...”, outras bênçãos estão contidas no capítulo 28 e se estendem por toda a Bíblia. “Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados” (Rm 2:13). A prática diária mostrará de quem somos filhos (3João 1:11) e qual é a nossa família (Lc 8:21).

Não se prenda ao conhecimento vazio, ou mesmo ao não saber, viva hoje na prática as promessas de Deus para sua vida.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8)

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17)


Ev. Elias G. Codinhoto

Nenhum comentário: