sábado, 7 de fevereiro de 2009

ELE FOI PRIMEIRO AO PAI


“Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar”.
(Marcos 14:32)

Junto com os primeiros raios de sol daquele dia, veio também à agonia, Ele sabia exatamente o que estava por vir, sentiria na pele toda dor descrita pelos profetas:

“Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos”.
(Zacarias 13:7)
“Porque os meus dias, como fumaça, se desvanecem, e os meus ossos ardem como em fornalha. Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão. Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer”.
(Salmos 102:3-5)
“Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim”.
(Salmo22:16-17)
“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
(Isaías 53:4-5)
“Tu conheces a minha afronta, a minha vergonha e o meu vexame; todos os meus adversários estão à tua vista. O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei. Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre”.
(Salmo 69:19-21)

Jesus sabia exatamente o que iria passar, estando ainda na eternidade, seu sofrimento já era “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1:20). Ele planejou cuidadosamente aquele dia, celebrou a páscoa com seus discípulos, mas não podia esconder sua preocupação e “angustiou-se Jesus em espírito...” (João 13:21). Ele estava para viver os piores momentos de sua vida, contudo, não se queixou a ninguém, não buscou socorro humano, mas, com a mesma consciência do salmista Davi que disse: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Salmo 121:1-2), assim Jesus foi primeiro ao Pai, “Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar” (Marcos 14:32). “E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai” (Marcos 14:34). Ele não omitiu aos seus discípulos como estava a sua alma, porém, primeiro foi falar com Deus. A Bíblia nos descreve este momento desta forma: “E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra” (Lucas 22:44). Nunca vimos antes um relato parecido, uma agonia tão profunda que suor se transforma em sangue, e Ele foi primeiro em busca de Deus, como descreva Max Lucado (2008, p. 130): “O primeiro a ouvir seus temores foi o Pai. Ele poderia ter ido à sua mãe. Ele poderia ter confiado em seus discípulos. Poderia ter convocado uma reunião de oração. Tudo isso teria sido apropriado, mas nada disso era prioridade dele. Ele foi primeiro ao seu Pai”. Nossa tendência natural é ir primeiro a qualquer outro lugar, bares, drogas, amigos, visinhos, livros de auto-ajuda. Olhamos primeiros para os “montes”, deles, porém, não nos vem auxílio, nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Como afirmou o evangelista John Wesley: “Deus não faz nada a não ser como resposta de oração”. Devemos recorrer primeiramente ao Senhor em oração, “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7), “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18). “E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Tiago 5:15).

Recorra ao Senhor em seus momentos de desespero, conte para Ele suas angústias, feche a porta de seu quarto, e que Deus seja o primeiro a ouvir suas petições (Mateus 6:6)। Ministre sobre sua própria alma, como fazia Davi: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmos 42:5).

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
(Gálatas 3:13)

Cristo nos resgatou e nos deu abrigo em suas asas (Salmos 17:8, 36:7, 57:1, 61:4, 63:7, 91:4), que seja Ele o primeiro a ouvir seu Clamor

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”.
Salmos 57:1

Ev. Elias Codinhoto

Nenhum comentário: