terça-feira, 28 de outubro de 2008

É UMA VEZ...


“Era uma vez...” Por que a maioria das historias de fantasia começam assim?
Por que não dizer: “é uma vez...” ou que sabe “será uma vez...”. Por que os sonhos parecem sempre com algo que já passou ou está muito distante? O que nos impede de escrevermos a nossa história? Que tal dizer:
É uma vez um homem, não como os outros homens, mas um homem diferente, pois cansou de viver o “era uma vez...”. Esse homem resolveu sonhar, escrever as coisas como devem ser, ou seja, daqui para frente. O passado nos deu experiências, aprendemos com ele, mas passado será sempre passado, se quisermos realmente fazer algo que tenha algum valor, isso deve ser feito “hoje”, no “agora”, pois é o único tempo que temos o poder da ação. Por mais que o passado tenho sido doloroso ou maravilhoso, é apenas passado, que aprendeu a viver se preocupa com o presente, acredito que é por isso que se chama “presente”, pois é uma dádiva. Já parou para pensar? Pode fazer o que quiser, muitas coisas é só questão de uma decisão. O que quer fazer? Pode fazê-lo! É claro que para tudo que fazemos existem conseqüências, cada ação gera uma reação. Que tal viver o presente como se fosse o passado? – Parece loucura para você? – pois para mim não! – Veja bem! – muitas pessoas passam a vida dizendo: “Se eu pudesse voltar ao passado faria tudo diferente”. Então por que não viver como se tivéssemos no passado?! – Eis ai sua chance! Faça diferente! – Se não posso fazer diferente agora, por que pensar que voltando ao passado faria?! O único espaço no tempo que tenho domínio é no presente. Posso sonhar com o futuro, ou lamentar o passado, mas só posso fazer alguma coisa no presente. Veja o que o apostolo Paulo diz a este respeito:
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3:13-14).
É uma vez minha história, minha vida... Que apesar das lutas, me trouxe até aqui... Neste espaço de tempo, neste exato momento... Tudo pode ser diferente... Não estou preso ao passado ou mesmo ao futuro... Sou livre (João 8:36).
É uma vez um “mais que vencedor” (Rm 8:37), embaixador de um reino celeste (Cr 5:20), filho de Deus (João 1:12), livre para sempre da condenação (Rm 8:1-2), estabelecido, ungido e selado por Deus (2Co 1:21), sal e luz do mundo (Mt 5:13-14), escolhido e designado par produzir fruto (João 15:16), santuário de Deus (1Co 3:16), e que pode todas as coisas em Cristo que o fortalece (Fl 4:13).
Essa pode ser a sua história! Por que não a conta a você mesmo?!


“Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível” (Mateus 19:26)

Ev. Elias Codinhoto.

Nenhum comentário: