quinta-feira, 26 de maio de 2011

Quem matou Jesus?


Caifás, porém, um dentre eles, sumo sacerdote naquele ano, advertiu-os, dizendo: Vós nada sabeis, nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação. Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos. (João 11:49-52)



Quem matou Jesus Cristo? – Muitos já procuraram apontar um culpado. Adolf Hitler acusou os judeus e inflamou uma nação, que, com o ódio cego da vingança quase extinguiram com os israelitas. Alguns afirmam que foram os romanos, afinal, foi Pilatos quem assinou a sentença de morte, e para esses não importa que ele tenha lavado suas mãos declarando ser inocente do sangue de um justo (Mt 27:24), pois além disso, foram os soldados romanos que executaram a sentença. Outros procuram ser bem específicos, dizem que foram os fariseus e saduceus, os religiosos da época, ou ainda, os principais dos sacerdotes, que infiltrados incitava a multidão a clamar “crucifique-o” (Jo 19:6). Existem ainda os mais espirituais, esses declaram que foi toda humanidade, pois foi pelos pecados do mundo que Cristo morreu. Afinal, quem matou Jesus? Quem tirou sua vida?



Para Pedro, que com uma espada, tentou livra-lo de ser morto, o Mestre afirmou: “Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?” (Mt 26:53). As [1]legiões romanas variavam entre mil e oito mil homens, dependendo das baixas que eventualmente sofressem nas batalhas. Se pegarmos como base o menor número e multiplica-lo por doze, teremos doze mil anjos, e se ainda levarmos em consideração que apenas um anjo matou em certa ocasião cento e oitenta e cinco mil soldados (2Rs 19:35), estaremos falando por baixo, de um poder capaz de dizimar dois bilhões e duzentos e vinte milhões de homens, lembrando que a [2]população mundial nos dias de hoje está por volta de sete bilhões, porém, segundo os pesquisadores, na época de Cristo, a população mundial não passava de [3]duzentos milhões. Pilatos acreditava ter o poder para matar Jesus, mas a este “Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.” (Jo 19:10-11). Então, voltamos a nossa pergunta: “quem matou Jesus, qual poder poderia telo maniatado?”.



O apostolo Paulo não apontou um culpado, ates, declarou que Cristo por seu grande amor se entregou nós (Ef 5:2). Ele mesmo entregou sua vida em resgate de muitos (Mt 20:28). O próprio Cristo afirmou isso: “Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” (João 10:17-18). Mas se só Ele poderia entregar sua vida a morte, onde entra os sacerdotes? Por que nos parece terem sidos eles a armar tal plano?



Na verdade foi Deus o autor deste “plano”, mas conhecido como “o plano da salvação”. Então onde entra os sacerdotes? – Justamente ai. Eles foram escolhidos para isso, afinal, eram eles quem imolavam os cordeiros. Os levitas foram os escolhidos, e dentre eles os descendentes de Arão, de onde apenas um, o sumo sacerdote, depois de morto o cordeiro, tinha acesso ao santo dos santos, o lugar além do véu. Caifás, o sumo sacerdote naquele ano, não poderia ficar de fora, por diversas vezes deveria ter administrado o sacrifício anual, aquele por toda nação, um, em beneficio de muitos.



Ninguém poderia mata-lo, mas Ele se entregou por nós, deu a sua vida, anulou-se, mesmo tendo todo o poder em suas mãos, o Rei se fazendo servo (Jo 13:3-15). O que fazemos quando temos poder? O dinheiro, um lugar privilegiado na hierarquia, a força física, beleza, conhecimento... - Como agimos quando detemos o poder?



Ele se entregou por nós...



“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (João 13:15).



Ev. Elias Codinhoto







[1] J. S. Vasconcellos, 1942. “Princípios de Defesa Militar”. Editora Biblioteca do Exército Brasileiro, 3ª Edição.


[2] Revista National Geographiv Brasil, 2011.


[3] History of the World. Dorling Kindersley Book.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O TOQUE DA GRAÇA


... tocou a orla da sua veste...” (Mt 9:20)



Aquela grande multidão caminhava a passos lentos. Era um amontoado de pessoas que se acotovelavam para poder chegar mais perto. Por onde aquele homem da Galiléia passava, coisas maravilhosas aconteciam; pessoas eram curadas, oprimidos eram libertos, os desprezados eram amparados... – “Quem me tocou?” exclamou Ele. Por incrível que pareça, em meio a uma grande multidão que o apertava, Jesus percebeu um toque diferenciado. Uma mulher que por doze anos sofria de um mal, foi curada instantaneamente após tocar na orla de sua veste. “Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto” (Mc 5:32). Você já se perguntou por que aquela mulher se escondia?


Marcos 5:33 diz: “Então, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. Mas qual o motivo de tanto medo? Por que ela queria ocultar-se?


Aquela mulher sofria com um continuo fluxo de sangue (hemorragia, provavelmente em forma de menstruação) e, na lei de Moises tais pessoas eram consideradas imundas. Não somente a mulher, mas tudo o que tocasse também seria imundo e deveria passar por um processo de purificação, conforme descrito em Levítico 15. É interessante notar que Jesus nunca realizou um desses processos de purificação, mesmo tendo tocado em pessoas que segundo a lei contaminaria a qualquer outro, como por exemplo, um leproso ou um cadáver (Mt 8:3 e Lc 7:14). A palavra “tocou” não aparece por acaso nos evangelhos, esses toques de Cristo foram registrados por não serem atos comuns, pelo contrário, deveriam ser evitados ao extremo. Parece-me ser esse o motivo do temor daquela mulher, pois além de Jesus, certamente esbarrou em muitas pessoas naquela multidão, ela os temia; pois na lei diz: “Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece de fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto; tanto homem como mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem o arraial, no meio do qual eu habito (Nm 5:2-3).


Agora que entendemos o temor daquela mulher, nos resta saber uma coisa: porque Jesus não se preocupava com isso? Veja o que diz Êxodo 29:37: Sete dias farás expiação pelo altar e o consagrarás; e o altar será santíssimo; tudo o que o tocar será santo”. Na verdade, o altar de sacrifícios simboliza o próprio Cristo, o cordeiro que foi morto, como é mencionado em Apocalipse 5 e 13. Quando aquela mulher tocou em Jesus houve um efeito inverso, ao invés de contaminá-lo, ela foi santificada por ele. Jesus sendo santíssimo não pode ser contaminado, porém, tudo o que tocar se torna santo.


Assim, pela fé, somos santificados em Cristo, isso é o que chamo de “o toque da graça”. “Graça” significa favor imerecido, nunca conseguiríamos ser merecedores do favor de Deus, por isso Ele manifestou sua graça em Jesus Cristo, santificando-nos por seu precioso sangue, e essa graça está disponível a todos, basta apenas um toque, o toque da graça (Rm 3:20-26).


Um dos milagres de Jesus me chama muito a atenção: um homem é trazido por quatro amigos até uma casa muito cheia em que Jesus estava; pessoas tinham vindo de todos os lugares para estar com o Mestre dos mestres. Não havia como entrar. Esses homens abriram um buraco no telhado e baixaram o amigo paralítico com uma corda. Jesus ao invés de curá-lo diz: “...Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados” (Mt 9:2). Nas palavras do escritor Philip Yancey: “Toda pessoa curada finalmente morre – e então o que acontece? Ele (Jesus) não viera principalmente para curar as células do mundo, mas para curar as almas das pessoas”. Por quanto tempo te valerá a cura física?


Meu caro leitor! Deus não quer apenas curá-lo de suas enfermidades físicas ou mentais, não quer apenas restaurar sua família ou finanças, Ele quer purificar a sua alma, quer te dar a chance de viver com Ele na eternidade. Toque nele! “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pedro 1:16).


Leia 1 Pedro 1:10-23.


Ev. Elias Codinhoto.